Resenha: Vitimas do Silêncio – Janethe Fontes

14 dezembro 2010

vitimasdosilencio
FONTES, Janethe. Vitimas do Silêncio. São Paulo: Universo dos livros. 2009. 192p.

Sinopse:
Uma garota é vítima de um estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história. Quando finalmente ela acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas. Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha que prender o fôlego para acompanhar esta aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido. Vítimas do Silêncio combina ingredientes como romance, aventura, suspense, sedução e mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual contra mulheres.


Vitimas do Silêncio retrata a vida de Margarida, uma garota simples que foi abusada sexualmente pelo padastro quando adolescente, e resolve ir embora de sua casa sem contar nada do que aconteceu para ninguém.


Guida, como é chamada ao longo do livro, se muda para a casa da tia para ficar longe de seu padastro. Achando que agora estava segura, ela começa a ter uma vida normal na nova cidade. Lá ela se reencontra com Marcos, seu primo, e os dois acabam se apaixonando. Porém sua tia não aprova esse relacionamento, afinal os dois são primos e além disso Marcos estava noivo. Marcos então é mandado para o exterior por sua mãe, para ficar com sua noiva. Depois de algumas reviravoltas, que incluem a chegada de sua irmã e sua mãe a casa de sua tia, dizendo que se separou do padastro pervertido dela,e logo a seguir a chegada do padrasto pervertido que consegue convencer a mãe de Margarida a tentar mais uma vez, Guida decide ir embora definitivamente. Desembarcando em uma cidade nova, sozinha e sem conhecer ninguém, ela vai a luta procurando qualquer tipo de emprego para tentar ganhar a vida. Aó ver um anúncio de emprego para babá, ela se candidata e logo é contratada. Porém chegando ao local, ela percebe que o emprego não é de babá e sim de acompanhante para o único filho de uma típica família rica. Willian, após um acidente, fica paraplégico, e com a mudança de sua vida, se tornou uma pessoa rancorosa.Com o tempo, a convivência com Margarida o torna uma pessoa mais alegre novamente, e os dois acabam se apaixonando. Margarida então com a ajuda da família de advogados, consegue se formar em direito e começa a trabalhar, junto com Willian, no escritório da família. Ah, já ia me esquecendo, Marguarida acaba tendo um filho do seu relacionamento com seu primo Marcos, e Willian acaba adorando o menino, e aceita cria-lo numa boa. Vou parar por aqui se não vou contar o livro todo, afinal a leitura é tão gostosa que não dá vontade de parar de contar!
O livro é maravilhoso, a leitura é rápida, a autora não perde tempo descrevendo detalhes, isso faz com que avançamos rápido na história. Exemplo disso, é que o livro começa na década de 1980 e ele avança tão rápido que logo estamos lendo sobre acontecimentos da década de 1990! Pode parecer estranho isso, mas eu achei excelente, não tem toda aquela enrolação, página e páginas descrevendo o mesmo ambiente e personagens.
A temática do abuso sexual é muito interessante e também e muito bem abordada, não ficando só nisso, outras tramas também são desenvolvidas ao longo do livro. As personagens são cativantes, destaque para Margarida e Willian, que são inteligentes e fortes, além disso formam um casal muito cool (aposto que muitas meninas vão querer um Willian para elas depois que terminar de ler o livro). Gostaria muito que a Janethe escrevesse novamente um livro com esse casal como protagonistas, eles são muito Lois e Clark trabalhando juntos, e além disso, fiquei com aquele gostinho de quero mais no final! =D
PS.: Quando o Willian ainda está na cadeira de rodas e a Margarida começa a lhe fazer compania, eu lembrei do filme O Jardim Secreto, que tinha aquele menininho antipático que não saia do seu quarto por achar que estava doente, e a chegada de sua prima acaba mudando tudo.


NOTA:5/5

22 comentários:

  1. Gente esse livro pareçe ser otimo*-*
    Eu querooo*-*
    Eu ja tinha ouvido falar dele e tal, mas só tinha parado pra ler a sinopse e não ler uma resenha e tal.Mas agora que li, vi que pode o livro pode ser melhor do que eu imaginava.

    Beijos
    Camila Soares

    ResponderExcluir
  2. Só de ler a sinopse já da vontade de ler e depois da resenha então... *-*
    Parece ser um livro muito bom!

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  3. Awn, que legal *-* To doida pra ler esse livro agora. Eu nunca tinha ouvido falar dele, mas parece muito envolvente e com um enredo bacana e principalmente por ser brasileiro. Nossa literatura precisa ser mais valorizada, temos escritores maravilhosos :D
    Enfim, adoro "O Jardim Secreto", é muito fofo o filme apesar daquele pirralho me dá nos nervos ;T SOAOSHASOHAOHSHOAS mas no final, ele fica legal *-*

    Ah, e sobre seu comentário lá na resenha de Feios... Eu não vou dizer pra você não ler o livro, porque ai eu estaria sendo totalmente pessimista, mas eu achei o tema do livro muito bacana, não gostei muito de como o autor construiu a história, achei que ele poderia ter desenvolvido mais ação e tal, às vezes eu ficava muito chateada com a monotonia, mas tem gente que ama o livro, então... Aconselho ler :D

    Beijos
    Kaká Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Luizzzzzzz que livro mais interessante!
    Quase que eu quis que vc contasse o final na resenha! huahauhauahua
    Só não gostei muito da capa.

    + vou atrás dele com certeza!
    bjs, CArol
    www.thebooksontheweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero, querooo !

    www.bobagenselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. *-----------* Ual, adorei o tema!
    Não me sinto tão bem com lendo este tipo de livro, é como se a angustia do personagens passasse para mim ! :s
    mas mesmo assim eu gosto de ler, porque é tipo um quebra na minha rotina de livros nea !
    Adorei a resenha, este livro me parecer ser muito bom mesmo ! :O
    Beijos
    Carol
    {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  7. Oi, seu banner já tá lá no meu blog :)

    www.loucasporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, o livro parece ser muito bom mesmo *-* Mas ainda assim, acho que é um pouco forte pra mim... não me sinto bem lendo coisas desse tipo :S Mas quem sabe daqui a um tempinho?? pelo que você falou valem muito a pena ler, ee fiquei curiosa com esse Willian ai ahahahah :D
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha *-* Já tinha visto em muitos blogs antes a sinopse, e sua resenha me deu mais vontade ainda de ler. A literatura nacional só melhora cada vez mais.

    xx carol

    ResponderExcluir
  10. OK, preferia não saber que o Willian aceita o filho dela, achei spoiler, mas tudo bem. HAHAHAHA

    Quero muito ler esse livro, parece ser bom! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  11. Parece muito bom!
    Já quero ler.
    ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Logo que li o primeiro parágrafo já torci o nariz para o livro, sem contar a capa mega feia.
    Mas aí resolvi dar uma chance e continuei a ler o que escreveu, e quand chegou na parte da citação de O Jardim Secreto, já me derreti toda.
    OK, eu ODEIO livros que tenham como base problemas sexuais (pois morro de ódio), mas adorei o rumo que a Guida consegue dar para sua própria vida.
    Enfim, gostei da promessa do livro, achei interessante
    E você escreve super bem. Só achei que escreveu demais num único parágrafo, e eu fique meio "ufa, terminei" hihi
    Adorei, adorei. vou ver se consigo ler esse livro!

    Beijinhos! xx

    ResponderExcluir
  13. Acho q um bom livro consegue explorar assuntos dificeis e que fazem parte do cotidiano de maneira que não seja massante ou fique com uma imagem ruim.
    Esse livro parece conseguir fazer isso, é uma boa sinopse e parece não se apoiar somente no tema do abuso sexual.
    Fiquei curioso pra ler...espero que eu ganhe a promoção...

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. o livro parese ser realmente muito bom , otima resenha luiz ...^^

    ResponderExcluir
  15. Eu sou louca por esse livro. Mas por que você contou quase todo o livro, hein? bububububu
    mas de qualquer forma, eu quero lê-lo.


    owwwwwww, o jardim secreto *-*

    ResponderExcluir
  16. Antes eu tinha lido apenas a sinopse e achado o livro um pouco "pesado", mas com as descrições que você fez, achei a história muito bonita.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser super legal *-*

    ResponderExcluir
  18. Já li várias resenhas falando bem desse livro.
    Quero conferir!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse livro parece ser ótimo, quero muito ler, história envolvente pela resenha, eu adorei.

    ResponderExcluir
  20. noss, parece legal, vou colocar na minha lista de desejos =D
    e soh uma curiosidade, o filme jardim secreto foi inspirado em um livro de mesmo nome, vale a pena ler, é muito bom

    ResponderExcluir
  21. estou louco pra ler esse livro *------*
    já falaram muito dele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...