PIVATTO, Loraine. Perseguição Digital. Belo Horizonte: Edição do Autor. 2009. 202p.
Sinpose:
Em Perseguição Digital, Joana vive o doloroso processo de reconstrução emocional, após o rompimento inesperado de uma relação afetiva. Muito abalada pela dor da rejeição e sem encontrar nenhuma explicação convincente para a atitude de seu amado, ela resolve virar o jogo, deixando de ser uma espectadora impotente e passando a tomar o controle da situação. Esperta e ardilosa, age como uma verdadeira 007 de saias, utilizando a tecnologia e o conhecimento computacional como valiosos aliados para rastrear os passos de Fernando. E assim, a cada nova descoberta, vai desvendando os mistérios e obtendo as tão esperadas respostas às perguntas que a atormentam.
Mais um livro nacional que quando termino de ler me sinto um pouco envergonhado de não ter dado oportunidade para a literatura brasileira antes.
Um pouco da história: em Perseguição Digital, Joana, a mocinha da vez, tem seu relacionamento com Fernando interrompido pelo próprio, que misteriosamente decide acabar com tudo. Ela incoformada, decide acompanhar todos os passos de Fernando usando de todos os meios digitais que ela conhece, já que ela é uma excelente profissional da área.
Ao decorrer do livro, fiquei muito em dúvida sobre as atitudes de Joana.Ela perseguir, literalmente, o Fernando é algo incorreto é claro, porém sempre existe aquele ditado “Os fins justificam os meios”. No caso de Joana, não sei se isso se aplica. Joana se tornou uma pessoa com uma obsessão doentia (as primeiras páginas já confirmam isso), não só usando a tecnologia para seguir Fernando, mas também interferindo na sua vida. Talvez seja porque eu ache esse problema em que ela passa tão insignificante, que não consiga ver motivos para tanto drama. Claro que só quem está na “pele” pra saber, e cada um dá as proporções para seus problemas. Por um lado, penso que também ficaria abalado se acontecesse comigo algo semelhante. Fernando terminou cinco anos de namoro do nada, eles já até moravam juntos. Acho que só vivenciando isso pra saber mesmo como agiríamos nessa situação.
Um dos pontos altos do livro é quando Joana decide mudar sua vida e começa a fazer visitas em um orfanato, para alegrar as crianças. Lá ela conhece a encantadora Michele, que dá um toque especial no livro com sua graça!
Um dos pontos altos do livro é quando Joana decide mudar sua vida e começa a fazer visitas em um orfanato, para alegrar as crianças. Lá ela conhece a encantadora Michele, que dá um toque especial no livro com sua graça!
O que não gostei muito foi a narração, que se alterna de terceira para primeira pessoa, tornando algumas passagens confusas. Em alguns momentos estamos lendo Joana narrando os fatos, depois um narrador entra na história e depois Fernando começa a narrar também! Oo. O mistério em torno de Fernando é algo bem interessante de acompanhar, porém eu achei um pouco previsível o desfecho dessa trama. Joana é uma personagem inspiradora, forte e determinada, entretanto se deixou abalar por essa situação. O final do livro é surpreendente, com a revelação do motivo de Fernando ter abandonado Joana.
Recomendo o livro, é uma leitura leve e agradável, vale a pena dar uma conferida!
NOTA: 3,5/5
NOTA: 3,5/5
Hey Luiz! Ótima resenha! Hmm, então é um pouquinho confuso? :S Acho que não iria gostar muito, tenho certa facilidade de ficar perdida em livros >.<
ResponderExcluirMas a história em si parece interessante, já fiquei curiosa com o motivo que levou Fernando a abandonar Joana! :)
Adorei!
Beijocas!
Lú
Oi Luiz... adoro um mistério rsrsrsr tb fiquei muito curiosa sobre os motivos de Fernando
ResponderExcluirE confesso que me envergonho tb por não dar tanta oportunidade para literatura brasileira.
bjs !!!!
Fernanda.
Hm, um personagem psicótico, interessante. Eu acho que eu nunca li um livro, parece bem original ;) E concordo com você com a parada da literatura nacional, eu acho que desde o colégio que eu não leio nada brasileiro, mas eu prometi a mim mesmo que esse ano eu vou ler todos livros nacionais que tiverem por aí :)
ResponderExcluirPs: Adorei o novo visu do blog XD
Beijos, Kaká.
Concordo com a sua opinião e confeso que em alguns momentos a Joana me irritava extremamente, mas é um bom livro!
ResponderExcluirGostei da resenha!
Beijos,
Gabi
Mundo Platônico
Luiz, tudo bom? Enfim, gostei da resenha, é bem sincera. Só fique atento a possíveis errinhos gramaticais como "paços" no lugar de "passos". Fora isso, tudo ótimo. D:
ResponderExcluirPassei para avisar também que tem um selinho e um meme lá no blog pra você: http://eucoracaolivros.blogspot.com/2011/01/primeiros-memes-e-selinhos-do-ano.html
Beijos,
Julliana.
http://eucoracaolivros.blogspot.com
Hey Luiz ! Poxaa não foi tãão bom assim?? ;o Bem achei a história bastante interessante hehe' Nossa leu rápidinho ein ! :o hsu'
ResponderExcluirhaha' tb preciso ler os outros livros de FMF estou doidaa querendo ! :o
Beijos
Carol {SobreUmlivro}
Que confusão é essa da narração hein?! hehehhe
ResponderExcluirBom a sinopse prometia bastante, mas pelo jeito não foi OMG! Que pena...
Beijos
Essa parte da narração é muita estranha, hein? Nunca vi um livro misturar narradores de 1° e 3° pessoa.
ResponderExcluirE a protagonista ser uma perseguidora é mais estranho ainda, mas dependendo do final, pode até ser bom!
Meu deus que protagonista neurótica, achei meio louco demais pra mim, mas se o final é surpreendente talvez a leitura faça valer a pena x)
ResponderExcluirTe indiquei pra participar de um meme, confere lá no meu blog.
Beijos,
thanny in wonderland
Eita! Joana é doidona! KSHDKSHDKSU Não gosto de personagens obsessivos, isso me incomoda .-. Além de ter essa falha de narração, não rola né? Bom, mas eu amo livros de mistério!
ResponderExcluirBeijos
World of CarolEspilotro
Ja não gostei dessa Joana rs
ResponderExcluirNão sei ñ, ñ chamou tanto a minha atenção. Quem sabe um dia neh?rs
Que confusão em? 'Haha
ResponderExcluirConfesso que estava com bastante vontade de ler esse livro, mais agora me desanimou um pouco :x
Ah, indiquei você para um meme e selinho, espero que goste.
http://bookislife.blogspot.com/2011/01/meme-e-selinhos.html
Beijos&beijos
Luiz layout diferente né?! gostei :)
ResponderExcluirNão nos falamos a um tempinho, rs
Adorei a resenha, o livro realmente pareçe ser muito bom, embora tenha achada a Joana bem estranha.
...
Atualizei completamente No Ordinary Family (escreve assim ?) ADOREIII , muito boa a serie.
E não sei como tive coragem de voltar assistir The Walking Dead ontem, eu só tinha assistido o primeiro episodio, e fui gostando cada vez mas, que assisti o resto de uma vez só, por mais estranho que posso pareçer virou uma das series favoritas .-. ela me lembra um pouco o filme "Eu sou a Lenda" conhece??
Beijos
Camila Soares
World Of Books
Ai, caraca, agora fiquei com vontade de ler, só por causa desse final.
ResponderExcluirNão é o tipo de livro q eu gosto, nem me interessei mto pela historia, mas quero saber o final. Preciso de spoilers!
Hey, Luiz, nao te vi mais online, consegui parceria coma editora underworld, ia te avisar , mas...
E eu gostei mto do seu novo layout,qdo eu tava mexendo no meu, eu queria uma imagem no mesmo estilo do seu banner, ams nao achei.
Abraço
Victor Lopes
yaboys.blogspot.com
muito boa sua resenha, fiquei interessado no livro!
ResponderExcluirhey, quer fazer parceria?
Abraços
Gosto desse tipo de história, ainda não tive a oportundiade de ler, mas li várias resenhas legais sobre o livro da loraine. Realmente, esse tipo de narrativa atrapalha, eu nao gosto.
ResponderExcluiroi Luiz, eu estou bem curiosa com esse livro, desde que lançou eu quero ler, mas até hoje não comprei. =/
ResponderExcluirNa próxima oportunidade vou tascar a mão nele. ^^
beijos.
Ah, bem interessante esse livro parece. E verdadeiramente acho que deve ter ficado confusa a narrativa mesmo com essa mistura de primeira e terceira pessoa. Mas, parabéns pela resenha! *-* beijos.
ResponderExcluirDroga, você me deixou curiosa agora pra saber o motivo dele ter terminado com ela. Seja o que for, acho que não precisava dessa doentia perseguição ne? Mas cada louco com sua loucura.. E realmente, a mudança da narrativa deve ficar confuso.. Mas tenta entender a autora poxa, as vezes cansa narrar uma história inteira em só uma pessoa, só que ela se empolgou nisso haha
ResponderExcluirxx carol
Adorei a resenha, parece e é um bom livro. Adorei e me empolguei!
ResponderExcluirEssa coisa de alternar a narração em duas pessoas é cansativa mesmo, eu também não curto. Para mim o autor deve se ater apenas na escrita em 1º ou 3º pessoa. Adorei a sua resenha e o livro parece ser bem interessante mesmo!
ResponderExcluirTenha um ótimo final de semana.
Abs.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Oii (: Adorei seu blog!!
ResponderExcluirSegue? www.mrjsgirlslife.blogspot.com
Aceita parceria? ?
Bjss
Eu como sendo a "nerd do computador" me interessei muito por esse livro!
ResponderExcluirIsso de ficar mudando de pessoa na narração eu acho péssimo. Já li livros assim e me perdi também kkk
Beijos,
Vanessa Pereira
Nerds Leitores
Adorei a resenha, fiquei mt curiosa para ler esse livro (:
ResponderExcluirMuito bom, adorei, espero ler esse livro em breve, um grande beijo.
ResponderExcluirAdorei a resenha, sempre gosto de livros com temas que envolvam tecnologia, ainda nao li o livro, mas a historia parece ser boa.
ResponderExcluirMuito interessante a história do livro.
ResponderExcluirParticularmente eu gosto muito de tecnologia, suspense, e ter um livro deste nível em nossa literatura brasileira é muito bom!! Sinto orgulho dos "nossos" autores^^
Parabéns pelo Blog Luiz
e
LEB for us!
Eu estou tentando adquirir esse hábito de ler livros nacionais, por mais que continue achando que nunca vou gostar da nossa literatura (com raros casos, é claro) Esse livro parece bom, nada de tão incrível mas na média, vou colocar na minha lista de autores nacionais pra ler.
ResponderExcluirAmei o livro. Achei o enredo bastante relacionado aos dias atuais. Adorei o livro :D
ResponderExcluir