Resenha: Idéias Noturnas – Eduardo Sabino

08 dezembro 2010

GRD_279_Ideias NoturnasSABINO, Eduardo. Idéias Noturnas, sobre a grandeza dos dias. Osasco:Novo Seculo, 2009. 120 p.

Sinopse:
Os contos de Ideias Noturnas – Sobre a Grandeza dos Dias, são fábulas às avessas. Aqui um imortal reflete sobre a morte, um escritor de autoajuda é vencido pela angústia, pessoas confraternizam em um velório.
Mas a inversão de padrões, como sugere o título, encontra a matéria-prima na grandeza da vida, das situações corriqueiras às mais irreais.
Em linguagem original, cheia de artifícios, os textos se voltam para temas universais, tais como a morte, o tempo, a infidelidade, o amor. Ao mesmo tempo, a arte de Eduardo Sabino é engajada – tem questões filosóficas e sociais do mundo contemporâneo de pano de fundo (a ideologia, a alienação, o consumismo).
A literatura desse jovem e promissor contista surpreende pela ironia fina, a significação, a intensidade. Logo no início das narrativas, o leitor já se verá enlaçado pelas tramas e obrigado a dividir um fado pesado (às vezes cruel) com os personagens, num meio onde nada quer dizer o que aparenta.


Mais um livro de contos resenhado aqui no blog, sei que tem gente que não gosta, porém acho que todos devem dar uma chance para esse livro, que é simplesmente maravilhoso.


Quando estava acabando de ler, entrei em contato com o Eduardo para dizer os contos que já tinha declarado como os meus preferidos (fiz isso por que senti uma necessidade enorme de dizer para alguém os contos que mais me agradou), e achava que não ia mudar, porém os últimos contos me surpreenderam ainda mais. Os contos de Idéias Noturnas usam elementos do cotidiano para nós dar algumas lições. Um mendigo, a sombra e um eletricista são alguns exemplos disso. O livro não tem vampiros frustrados e nem lobisomens descamisados (rimou sem querer =D), porém a forma simples de como é contado as coisas que é o toque especial. Além disso, os contos são curtinhos, com duas ou três páginas no máximo, isso permite o leitor parar a leitura sem perder nada.
Para falar melhor do livro, vou comentar um dos contos, o meu preferido (queria colocar ele aqui mas estou com preguiça de digitar ele, verei com o Eduardo se ele tem já em formato digital e coloco em um post futuro =D). O conto é o O Herói e o Escuro. No conto, narrado por um garotinho, uma vila constantemente fica sem energia. O garotinho narra quando o funcionário da companhia de energia chega para consertar os postes de luz. Ele é aplaudido por todos e várias pessoas gritam incentivando ele. O legal do conto é que percebemos que todos somos heróis, porém cada um de acordo com o seu contexto. Além disso, Eduardo utiliza algumas coisas da cultura pop para dar um toque mais juvenil ao conto. Personagens como Homem-Aranha e Wolverine são citados pelo garotinho (é muito engraçado quando ele diz que as ferramentas do funcionário são mais certeiras que as garras do Wolverine)
O livro é ótimo, recomendo para todos, é um daqueles livros que prova que temos autores excelentes por aqui.


NOTA: 4/5

8 comentários:

  1. Hey Luiz, passei pra avisar que tem selinho pra você lá no Hangover ;)
    Beijos,
    Leeh

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz!
    Vi vc em um dos blogs que eu visitei!
    Resolvi vim conferir o seu!

    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro! Thanks pela dica!

    Bjs
    Nii
    Faz Parte..
    *espero sua visita!


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. selinho pra vc:

    http://nomundodoslivros.blogspot.com/2010/12/mais-um-selo.html

    bjos

    ResponderExcluir
  4. bom to acustumado com vampiros etc... , mais parese muito bom o livroo ...... ^^

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha Luiz! Apesar de livros de contos não serem muito a minha praia esse pareceu ser interessante :) Adorei saber que os contos são curtinhos, odeio tanto contos, quanto capitulos longos, dá uma preguiça de continuar lendo.. ;P
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser bem diferente, nao sei se faz meu estilo, mas poderia le-lo.
    Hj to sem criatividade para comentários, deu pra perceber, né?


    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não costumo ler livros de contos (na verdade nunca li), mas esse parece bem legal!

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu quero ler esse livrooo*-*
    Primeiramente a capa foi o que me chamou atneção não sei porque mas chamou minha atenção, e bom, eu adorooo livro de contos , e pelo oque vc está flaando ele deve ser otimoo*-*,


    Beijos
    Camila Soares
    World Of Books

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...