Resenha: Eu sou o Número Quatro – Pittacus Lore

15 agosto 2011

untitled
  • Nome Original: I Am Number Four 
  • Editora: Intrínseca  
  • ISBN: 9788580570137
  • Ano: 2011
  • Páginas: 352
  • Classificação: 10/10
  • Onde Comprar:
Sinopse: Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes com os quais vocês só podem sonhar. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes — mas somos reais. O planeta Lorien foi destruído. Os habitantes foram dizimados, exceto nove crianças e seus Guardiões, que se exilaram na Terra. Mas a raça que devastou aquele planeta os seguiu. Os Nove estão sendo caçados. A guerra deles chegou à Terra, e aqui será decidida.

É uma raridade, mas as vezes acontece de livro e filme serem tão bons que você fica na dúvida de qual é o melhor.

Na trama, nove crianças alienígenas foram mandadas para a terra acompanhadas cada qual com seu Cêpan, seus guardiões e protetores, após terem seu planeta destruído pelos seus maiores rivais, os mogadorianos. Porém, antes disso, os anciões do planeta criam uma proteção nessas crianças, fazendo com que só possam ser mortas na ordem numérica. Quando chegam aqui, os mogadorianos começam a caça-lós um a um, até que toda a raça de Lorien seja extinta.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção é toda essa mitologia de Lorien. Para entender melhor, vou dar uma explicada em como funciona a sociedade loriana. Em Lorien, as crianças nascem Cêpans ou Gardes. Cêpans são os que cuidam da parte burocrática do planeta e são os mentores dos Gardes, e mesmo não tendo nenhum tipo de poder, possuem um conhecimento enorme sobre Lorien. Gardes são os guerreiros protetores do planeta e são treinados desde pequenos para desenvolverem seus Legados, diferentes tipos de poderes que vão aparecendo ao longo de sua juventude. As crianças em geral são criadas pelos avôs até uma determinada idade, para que seus pais possam terminar o treinamento dos Legados.
Acompanhos a historia através da narração de John Smith, o quarto Garde enviado para a Terra acompanhado de seu Cêpan Henri. Para se manterem em segurança, os dois estão sempre mudando de cidade para que não sejam localizados pelos mogadorianos. Isso é uma das maiores frustrações de John, que sempre é obrigado a deixar seus amigos no primeiro sinal dos mogadorianos.
É interessante acompanhar a vida de John, que apesar de tudo isso, não deixa der ser um adolescente como os outros e sofre com os mesmos problemas. E apesar de tudo ele ainda mantêm uma boa relação com Henri, sempre respeitando suas decisões já que são para o seu próprio bem.
O livro toma outro rumo quando John e Henri se mudam para a pequena cidade de Paradise, onde se apaixona por Sarah, e conhece  Sam, que se torna o seu melhor amigo. A partir dai John decide parar de fugir e enfrentar os mogadorianos para conseguir sua liberdade.
A partir dessa segunda parte do livro são muito os momentos de ação frenética, que faz com que nós leitores viremos as páginas com mais verocidade.
O livro é um mix de gêneros que todos gostam, agradando até os leitores mais exigentes. Temos muito romance, ação e aventura, e quando digo “muito”, é muito mesmo!
Quanto ao filme, achei excelente também, porém se você é um daqueles leitores neuróticos que não aceitam que uma cadeira esteja em outro lugar da sala no filme de seu livro, recomendo passar longe. Afirmo com toda a convicção: A única coisa que o livro e o filme tem em comum é o enredo em si e os personagens. De resto, tudo é diferente. São pouquíssimas sequências do livro que foram para as telas, a maioria foi criada especialmente para o filme. Os atores estão muito bem em seus personagens, não imaginaria eles de nenhuma outra forma.
Recomendo os dois, mas primeiro como sempre, leia o livro, pois o filme não explica muitas coisas que é essencial para o entendimento de toda a história.

24 comentários:

  1. Olá, Luiz!
    Eu já vi várias resenhas positivas sobre ele, mas a temática não me agradou muito e por isso não tenho vontade de ler Eu sou o número 4. Não curto muito o gênero Ficção Científica, mas quem sabe algum dia eu mude de ideia a respeito? rs
    Gostei de saber que o livro te agradou tanto quanto o filme o que é bem difícil de acontecer, pois às vezes a adaptação para as telonas deixam muito a desejar, né?
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Já li várias outras resenhas sobre esse livro e parece muito bom, estou com vontade de ler ele.

    Achei mais um blog que não é feito por meninas (nada contra elas porque eu estou cansado de ver blogs sobre moda e tal) o/

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Logo que esse livro lançou eu fiquei doida pra comprar, mas aos poucos fui esquecendo dele. Hoje em dia tenho mais vontade de ver o filme, o livro não me interessa tanto :~

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ao filme primeiro contrariando tudo o que eu faço! Primeiro livro depois filme, mas não aguentei e fui. Ainda por cima arrastei minha mãe. Nós duas saímos do cinema adorando cada cena e fiquei na expectativa de ler o livro, mas até agora eu não li kkkk Estou esperando alguém me dar de presente kkk Acho que vou ter que esperar o Natal e ver se alguém escolhe ele dentre tantos que eu quero ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hey Luiz!
    É, somos parecidos, mas eu prefiro o livro ao filme! Achei o livro meio parado ): Número 4 e Sarah, são dois chatos >< SKDHSKHDSKUHDUKS E Lorien é uma Terra com x-Mens. UHDSUKSD Really, não curti muito o livro não :/ Quem salva é a Número Seis!

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  6. Quando lançou o filme fiquei louca para ler, mas acabei esquecendo dele e do filme também hahah.

    Beijos, Bianca
    epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã ja assistiu o filme e adorou, falou q quer ler o livro e olha que ela nem é muito de ler tbm...
    Gostei muito da resenha, com ctz vou ler mais pra frente...


    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olha, não é sempre que a mesma história consiga cativar tanto no livro, quanto no filme. Tem que ser MUITO bom mesmo, ein! Acho que pela sua resenha, me bateu mais vontade ainda de ler o livro. Matar a curiosidade de ver se é parecido mesmo :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiz, eu já quis ler, já larguei um pouquinho a vontade, mas eu ainda quero ler. E, claro, quero fazer isso antes de assistir ao filme.
    Gostei muito de sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Quando o livro lançou fiquei louca para lê-lo, mas começou a surgir muitas opiniões diferenciadas, tipo amor e ódio. Acho que foi até bom, pois quando eu ler o livro não vou está com AQUELA espectativa :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Eu vou ler esse livro logo logo e estou bem ansiosa . Adorei a resenha (:

    ResponderExcluir
  12. amo os dois também, achei o filme supeeeeeeeer legal, de verdade, foi uma das melhores adaptações! E o livro não fica atrás, claro.

    ResponderExcluir
  13. A Intrínseca mandou muito bem lançando esse livro. Estou querendo ler este livro, está na minha listinha. Muito boa a resenha e agora fiquei mais ansiosa ainda! (:

    Beijinhos!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. AMO o livro e AMO o filme! Com certeza não dá pra saber qual o melhor, apesar de eles serem um pouco diferentes :x Mas a história é muuito boa!
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o livro e odiei o filme, porque mundaram tanto que achei a adaptação pior que a da Percy Jackson. Quem não leu o livro não deu pra entender 100%. Estou ansiosa para ler The Power of Six! *-*

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o filme, não gostei muito, queria ler o livro pra tirar essa má impressão que ficou :s
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Nhac, você viu o filme Como Treinar Seu Dragão, ao menos né? Tipo, é muito fofo *-* Totalmente nada a ver com o livro, mas você iria gostar q

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  18. Heey Luiz! Ahhh eu adoro essa capa do filme, Alex me seduz demais -QQ HUAHSUSU Enfim, eu não li o livro, mas vi o filme e sei lá, eu gostei da história, mas não foi tuuuuuudo aquilo que eu esperava sabe? Mas acho que ainda vou acaber comprando o livro por curiosidade hehe
    Mas que bom que tu gostou dos dois! :D
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiz!

    Adorei a resenha! Bem, acho que fiz uma coisa errada vi o filme antes de ler o livro. Amei a história, o enredo os personagens e fiquei um pouco triste em saber que existem grandes diferenças. "Eu sou o número quatro" está nas minhas prioridades e devo comprar em breve, tomara que eu consiga aceitar o que não ficou igual o filme.

    - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Luiz!

    Então, sobre o filme do Água para Elefantes, eu quero muuuuuito ver, mas prefiro ler o livro primeiro, a parte "original". E agora fiquei mais curiosa ainda, já que disse que o filme é ótimo, obrigada! HAHAHAHA
    Sobre o kindle, eu peguei o 3, dá para ler doc, pdf e tem wi-fi sim, o porém é que tudo que aparece está em preto e branco, mas isso é o de menos, eu acho.
    Pensei seriamente em comprar o tablet, mas fiz alguns testes com o da minha cunhada e eu estava cansando muito minha visão por ser muito claro, mas o kindle é perfeito para ler.

    Bom final de semana! (:
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiz!

    Eu também ando um saco com livros infanto-juvenis, mas preciso me contentar com os empréstimos que tem por ai XD Já que está a disposição, porque não, né? As resenhas... está eu e o gabriel intercalando nossos posts, hê, como ele estuda na minha escola a gente faz um booktour interno, por isso está tendo mais postagens no blog x3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  22. Tenho vontade de ler esse livro. E também de ver o filme. Adoro a sinopse, toda tensa ((:
    Acho que é a primeira resenha que eu vejo com classificação máxima. É bom, porque dá um incentivo a mais pra ler.
    Beijos

    www.capslockit.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu assisti o filme, achei muito, muito interessante, virei realmente fã, a história é muito bem montada, o suspense é bem colocado, adorei, só preciso ler o livro.
    Quero avisar que agora retornei ao blog mesmo, e espero que continue passando por lá, seu nome ainda está nos parceiros, as resenhas novas serão postadas. Beijos.

    Caah Oliveira - Open Mind (www.openmindbook.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  24. Tenho muita curiosidade de ler este livro, pois não assiti ao filme. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...