Entrevista: autora Paula Pimenta

15 janeiro 2011

Paula Pimenta 1
Mais uma entrevista super legal que fiz pessoal \o/. Dessa vez a ‘vitima’ é a autora Paula Super Simpática Pimenta da série Fazendo Meu Filme! Quero agradecer a Paula por conceder a entrevista e a disposição para responder as perguntas que esse pobre blogueiro - que está se achando um jornalista só que será um administrador =X – fez. O primeiro livro da série já foi resenhado aqui no blog, vocês podem conferir aqui.
Também quero lembrar que com o novo layout, a área de postagem ficou mais estreita, e vai parecer que os posts ficaram maiores, porém continuo fazendo o possível pra não escrever muito, porque sei que tem muita gente que não tem paciência pra ler até o final! (oi?! eu?!)

Bora lá conferir a entevista?! =D



1) Como é o dia-a-dia da Paula Pimenta?
Eu ando com a vida bem corrida. Sou formada em publicidade, mas já há algum tempo larguei a profissão para me dedicar à música e à escrita. Dei aula de violão e canto por muitos anos, mas depois que “Fazendo meu filme” foi lançado, meu tempo diminuiu ainda mais, pois tenho que viajar bastante para divulgar os livros, passo muito tempo respondendo e-mails, scraps, tweets, entrevistas (pois gosto muito do contato com os leitores e faço questão de dar o máximo de atenção possível para eles), e também tem a época em que eu tenho que me dedicar à escrever os novos livros.. Eu costumo dizer que parece que eu convivo constantemente com a sensação de “ter dever de casa pra fazer”. Eu nunca fico completamente à toa. Mesmo quando viajo, minha mente não descansa, fico sempre vendo coisas e conhecendo lugares que possam me dar idéias para novos livros e personagens.

2) Como surgiu a ideia para a série Fazendo Meu Filme? Algum personagem foi inspirado em alguém?
Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio (devido o início do horário de verão), elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o segundo capítulo do livro). Quando comecei a escrever, eu não sabia o que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é uma adolescente que vê sua vida mudar quando surge a oportunidade de fazer intercâmbio cultural. No processo de preparação para a viagem, ela se apaixona e fica indecisa entre ir para o outro país, ou ficar no Brasil com seu grande amor. Depois que vieram também as características de cada personagem. Nessa época eu também nem imaginava que viria a publicar. Só quando o livro ficou pronto é que eu tive vontade de mostrar para o mundo, e então fui em busca de editoras.
Nenhum dos personagens foi inspirado em alguém por completo, porém todos têm características de pessoas que eu conheço. Aos 16 anos eu tinha uma amiga, por exemplo, que era louca por um menino que não estava nem aí pra ela, mas mesmo assim ela não o esquecia, e daí eu tirei a inspiração para a Natália. Outra amiga sempre percebia o que estava acontecendo antes, vivia dizendo como todo mundo deveria agir, e a Gabi é um pouco inspirada nela. A mania do Leo de gravar músicas eu tirei do meu próprio melhor amigo de adolescência. A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador, na introversão… E por aí vai. Nenhum deles é uma pessoa especifica, mas todos possuem fragmentos de alguém.

3) Como foi o processo de publicação dos livros. É difícil para um autor ter seus livros publicados no Brasil ?
Nas duas primeiras editoras que eu fui, nem quiseram ler o meu livro. O dono de uma delas chegou a me falar inclusive que “adolescentes não lêem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha o dobro do tamanho do meu livro! Na terceira, a dona de lá no começo também não ficou muito interessada, mas quando eu contei do que se tratava o livro (uma garota que resolve fazer intercâmbio, mas que se apaixona no meio do processo de ida), ela resolveu que iria ler. Leu, gostou e publicou (ainda que dois anos depois, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado).
O começo para um autor iniciante é bem difícil, sim. Eu até entendo um pouco a parte das editoras, para elas é bem mais garantido simplesmente comprar os direitos de um livro que já tenha sido sucesso no exterior do que investir em um nacional que não seja garantia de boas vendas... E quando um escritor daqui consegue ter o livro publicado, vem o público, que não “veste a camisa” dos autores nacionais e prefere comprar livros de autores estrangeiros... Realmente é preciso ter força de vontade. Depois do primeiro livro, tudo fica mais fácil.

4) Fazendo meu Filme tem como plano de fundo um intercâmbio da protagonista para a Inglaterra. Por que você decidiu abordar essa trama? A Inglaterra foi escolhido por algum motivo em particular? Você já esteve lá? Como foi a parte de pesquisa para acrescentar essa nova trama?
Eu sempre acho que a gente deve escrever sobre o que conhece bem, para “convencer” o leitor. Morei na Inglaterra por um ano, então eu conheço muito bem cada um dos lugares que citei no livro. Morei em Londres, mas visitei Brighton com frequência, então foi fácil, eu tinha cada lugar guardadinho na memória. Além disso, fiz intercâmbio na adolescência (embora tenha sido nos Estados Unidos), então foi só mesclar a experiência ao lugar.

5) Você teria coragem de largar sua vida por aqui e viver por um ano em outro país? Por quê?
Sim, claro, inclusive já fiz isso. Eu já tinha feito intercâmbio na adolescência, mas em 2005, depois inclusive de formada na faculdade, eu “larguei” tudo no Brasil para morar em Londres. No período em que estive lá, tive a oportunidade de fazer um curso de Creative Writing (escrita criativa) e foi exatamente esse curso que me levou a pegar os poucos capítulos de “Fazendo meu filme” que eu tinha começado a escrever (ainda no Brasil) e seguir em frente com o livro. Escrevi a maior parte de Fazendo meu filme 1 nessa época. Outra coisa muito legal dessa viagem foi poder viajar pela Europa, pois lá tudo é mais perto e barato. Conheci nesse período (além da Inglaterra): França, Bélgica, Dinamarca e Suécia. Eu só tenho a recomendar essa experiência de morar um ano fora, a gente volta com outra visão de tudo.

6) Quais são seus livros preferidos ?
Adoro os livros da Meg Cabot e da Martha Mederios. Além dos livros delas, sou apaixonada por uma trilogia chamada “Griffin e Sabine”, de Nick Bantock.

7) A Fani tem uma lista imensa de filmes preferidos. Você já assistiu todos eles? Qual é o seu top 10 de filmes?
Sim, já assisti a todos os filmes da lista da Fani. Eu nunca deixaria a Fani recomendar um filme que eu não tivesse gostado, pois muita gente me diz que vai para a locadora com os meus livros na bolsa, para ter ideias! :)
Vale um top 15?
(Sem ordem de preferência)
1. 10 coisas que odeio em você
2. De repente 30
3. A noviça rebelde
4. O diário da princesa
5. Enquanto você dormia
6. Click
7. A Bela Adormecida
8. Cinderela
9. A dona da história
10. Dirty Dancing
11. Escrito nas estrelas
12. Footlose
13. Harry & Sally
14. Os jovens anos de uma rainha
15. O mágico de Oz

8) Os livros brasileiros estão ganhando bastante espaço entre os blogueiros atuais. Você acredita que a literatura brasileira pode se tornar tão influente para os jovens quanto a americana? Como?
Acredito que sim, basta que as editoras e os leitores passem a valorizar mais os autores brasileiros dando mais chances aos livros nacionais. Infelizmente, no Brasil, a gente tem uma mentalidade de que “o que é importado é melhor”. Está na hora da gente mudar isso.

9) Como é a relação entre os autores brasileiros? Existe algum tipo de concorrência?
De jeito nenhum, muito pelo contrário! Pelo menos com os que eu tenho mais contato (Enderson Rafael, Fernanda França, Babi Dewet, Drica Pinotti, Leila Rego e Tammy Luciano) só há coleguismo. Nós somos uma espécie de “time”. Adoramos nos encontrar nas bienais, sempre tentamos prestigiar os eventos de lançamento uns dos outros, indicamos os livros para outros leitores... Não tem motivo pra concorrência, ninguém deixa de ler um livro de um autor por causa de outro, acho que se um leitor gosta de um livro, vai inclusive querer buscar mais livros do mesmo gênero.

10) Esse é o seu espaço para dizer o que quiser =D
Quero aproveitar para convidá-los a acompanharem o blog do livro (http://blogfazendomeufilme.blogspot.com/) e o meu twitter (@paulapim), pois conto sempre as novidades nesses lugares! E gostaria especialmente de agradecer por todo carinho que tenho recebido dos leitores, por todos os e-mails, scraps no orkut, recados no twitter... esse retorno é tão importante que vocês nem imaginam! :)

23 comentários:

  1. Ah, que legal a entrevista, Luiz <3 Adorei! A Paula é realmente muito simpática e esse cara da editora é um mané, se eu fosse ela tinha mandado ele se informar mais a respeito dos "adolescentes", é incrível como as pessoas gostam de tratar os adolescentes como preguiçosos e coisas piores.

    Mas enfim, ele se deu mal porque agora o livro dela é um sucesso e o público principal, os "perguiçosos" são os que mais admiram e prestigiam a Paula <3

    Beijos Luiz, adorei a entrevista :D
    Kaká

    ResponderExcluir
  2. Anw que legal a entrevista! Parabéns *-* E A Paula parece ser super simpática! Mas um monte de pessoas fala que Fazendo Meu Filme não tem nada a ver comigo, ai fico em dúvido se eu leio! KSUHDSKUHDUS
    --

    Depende da temática de vampiros que você está falando, por que se for os idiotas é uma coisa, se for os de verdade que matam e etc é outra. Por que vampiros para mim esses :) bebem sangue humano e queimam na luz do sol, e bom é isso que é VA rs

    Beijos
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  3. Adoorei a entrevista!! Luiz nós pensamos quase igual ein ! hUSHSUHS' FUi fazer uma entrevista com a Paula !! As perguntas ficaram bem parecidas .. HUSHUSH' Tudoo bemm !! Adoorei .. a Paula é muito divertida! D++++ Adooro esta mulher hsuh'
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, a Paula Pimenta é uma simpatia mesmo!

    Livy~
    http://nomundodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai, a Paula é uma linda, né? Desde que descobri FMF virei muito fã dela. Já fiz resenha dos 3 primeiros lá no blog e agora aguardo ansiosamente o quarto e último livro da série. Mal posso esperar pelo segundo semestre!

    "pois muita gente me diz que vai para a locadora com os meus livros na bolsa, para ter ideias!" Eu ainda vou anotar todos os filmes que a Fani fala no livro e levar pra locadora haha Dica ótimas!
    To seguindo o blog :)

    xx

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei a entrevista Luiz! A Paula é super simpática, assim como o livro deve ser maravilhoso. Escrever um livro onde se passa na Inglaterra, no exemplo dela que morou lá, deve ser tão bom. Eu até tentei fazer isso, mas óbvio, nunca sai da mesma forma que uma pessoa que já morou lá, viu de perto, sabe cada detalhe e aspecto. Parabéns pela entrevista, adorei!

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. A Paula é uma fofa né. Ainda não li nada dela, no dia que ia comprar o livro só tinha o 2 e o 3! Adoro minha sorte hahaha mas só ouço coisas boas.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista.
    Ela é uma fofa,super simpatica,adorei conhecer ela.

    Beijos,
    Débora M. ~
    Give Poison
    http://give-poison.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei Luiz! A Paula realmente é uma fofa! *o* E os livros dela ótimos, claro :)
    A entrevista ficou ótima!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. A Paula é tão simpática! Adorei muitooooo a entrevista assim como amooo os livros dela. Estou louca pra FMF 3 *-* Estou tão ansiosa.

    Beijos


    Luiz, não sei se você viu meu e-mail, mas você precisa me mandar seu endereço pra te colocar na lista de blogs participantes do Blog Tour.

    ResponderExcluir
  11. Luiz, adorei a entrevista, a Paula Pimenta é mesmo super simpática, eu adoro os livros dela. Suas perguntas foram super bem desenvolvidas, parece que você tem talento para jornalismo (risos. Adorei mesmo!
    Peço que mude o link do meu banner em sua lista de parceiros, pois mudei o endereço do blog.

    Caa Oliveira
    Open Mind - www.openmindbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro ler entrevistas de autores, elas sempre me inspiram a escrever.
    Ela tem toda razao qdo diz q as pessoas acham q só pq vem de fora é melhor. Eu cnunca li nenhum livro nacional, mas me orgulho de ler sinopses tao boas e originais com aquela pitada do brasil.
    Otimas perguntas, Luiz. Achoq vc deveria ser jornalista, administração é mto dificil...

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista!
    As perguntas foram bem interessantes e a Paula foi uma fofa nas respostas! :)
    Espero poder ler os livros dela logo, tenho o 1, mas ainda não tenho os outros >_<

    MUITO sucesso pra ela e pro blog, claro! ;)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  14. ei Luiz, parabéns pela entrevista.
    já tive o prazer de conhecer a Paula pessoalmente e achei ela um amor de pessoa. ^^

    Beijos. ^^

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua entrevista! Fiz a primeira do meu blog e também me achei A jornalista HAHAHAHA
    Muito complicado mesmo publicar um livro, adorei a determinação da Paula. E ah, que sonho seria morar na Inglaterra ein? *-*

    Beijos,
    thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito legal conhecer um pouco mais sobre a Paula Pimenta, as perguntas e as respostas foram muito boas.

    Também achei legal ela dizer que deve escrever algo que se conheça, e viajar para outros países deve ser muito legal!

    ResponderExcluir
  17. aff todo mundo lendo esse livro, menos eu
    E o pior, ou melhor, eh q todo mundo ta falando super bem e eu só tenho mais vontade de ler
    Sua entrevista ficou muito, mas muito boa mesmo

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiiiee... gostaria di convidar voxe a participar do concurso Crônicas & Romance!!!
    Escreva sua cronica e envie para nós, ke a avaliaremos com mto carinho!! Para ler mais sobre o concurso entre no site: http://clickdoblog.blogspot.com/2011/01/concurso-cronicas-romance.html

    Bjinhos...A Garota do blog (http://clickdoblog.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, Luiz!
    Adorei!!!!
    Quero muito ler os livros dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Preciso ler os livros dela ~suspira~ vai demorar mimimi

    ---

    Anw muito obrigada! É sempre bom receber elogios e principalmente saber que gostam das minhas resenhas *-* obg

    Beijos
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  21. AMEII a entrevista, a Paula parece ser uma fofa! Adoro ela, to louca pra ler FMF.

    Enfim, já to seguindo o seu blog. Se quiser fazer parceria é só avisar. Beijos

    Luiza - Express Coffee

    ResponderExcluir
  22. Adooorei a entrevista!
    A Paula é realmente uma fofa e muito simpática!
    Tive o prazer imenso de conhecê-la na bienal de sampa ano passado e foi incrível *__*

    =DD

    ResponderExcluir
  23. Vívia fagundesabril 04, 2011

    Paula adorei o livro fazendo meu filme comprei os tres! Atraves desse livro e que passei a gostar de ler!! Sempre com aquele gostinho de quero mais!!
    Por favor lance a continuaçao do livro!!
    minha vida nao faz sentido sem ele.
    Abraços a minha preferida autora...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...