Entrevista: Pâmela Gonçalves do Garota It

21 dezembro 2010

010    Nesse post trago a entrevista que fiz com a Pâmela, uma das blogueiras literárias mais famosas da web. Ela é a dona do badalado Garota It, que é um dos blogs de maior referências quando o assunto é livros! Ela é super simpática e topou a entrevista numa boa. Vocês podem conferir abaixo:


1) Como é o dia-a-dia da Pâmela? Como você concilia o blog e a vida pessoal?
A minha vida pessoal é totalmente misturada com a do blog. Eu fico na internet quase o dia inteiro, hahaha. Mas é algo tranquilo, o blog já faz parte da minha rotina. Nessas férias eu basicamente dou uma checada nos e-mails e twitts (coisa rápida) só para me manter "atualizada". A tarde é que eu realmente faço as tarefas do blog, como responder e-mails, planejar posts ou só ficar por aí caçando novidades. É claro, que não é rotina fixa pq odeio rotinas, geralmente há uma ou outra mudança :D Minhas leituras ficam mais para a noite, ou então se estou muito curiosa paro para ler durante o dia. Como estudo a noite não há grandes mudanças no resto do ano.
 
2) Quando você começou a se interessar pela leitura ?
Eu sempre gostei do ato de "ler", lia qualquer coisa que me colocasse nas mãos. Mas a me interessar por livros mesmo foi a partir dos 13/14 anos. Acho que isso é mais por realmente não ter livros interessantes ao meu alcance, seja na biblioteca da escola ou de amigos. Quando passei a pegar emprestado alguns livros da minha prima, foi um atrás do outro. 
 
3) O Garota It é um dos primeiros blogs literários criado, a partir dele muitos outros surgiram. Como surgiu a idéia de criar um blog sobre livros? Você achava que o blog ia alcançar esse sucesso todo? Qual é a sensação de ter inspirado tantos outros leitores a se tornarem blogueiros?
Desde que me entendo por "internauta", eu tenho um blog. Acho que já foram mais de 10 blogs desde os 12 anos (hoje eu tenho 20). A ideia do Garota   it (antigo Blogando Livros) veio como inspiração no blog Lost in Chick-Lit. Eu pensei "Já tive tantos blogs, mais nenhum durou mais que 8 meses, e seu eu fizer algo totalmente voltado para algo que eu gosto? Será que da certo?", então eu resolvi fazer um blog de livros :D Eu nunca imaginei que o blog iria chegar ao que é hoje, ou que ia durar mais que 1 ano. 
É meio surreal você parar e olhar para trás e ver o que era os blogs antigamente, e o que são hoje. É uma categoria tão forte, e que valorizou tanto o mercado literário! Quando as pessoas me enviam e-mails dizendo que se inspiraram no blog, eu ainda fico surpresa. Porque é muito estranho e encantador ao mesmo tempo. Quem diria que eu poderia servir de inspiração para alguém? Nem eu acredito.
 
4) A blogosfera literária está sempre aumentando, novos blogs estão sempre surgindo. O que você acha sobre o fato de ter tantos blogs do mesmo assunto? Você acredita que existe concorrência entre os blogueiros ?
Eu acho que várias pessoas falando sobre a mesma coisa, torna essa "coisa" forte. Na verdade qualquer um pode falar sobre o que quiser, quem sou eu para dizer que não deveria ter tantos? Eu acho que quanto mais pessoas dando a sua opinião o mercado e as obras literárias só tem a ser valorizadas. Mostra-se a força que os livros tem, que talvez poderia ser muito maior e que através dos blogs vem crescendo muito! 
É claro que com o aumento de veículos falando sobre alguma coisa acaba existindo a concorrência. Eu acho terrível quem pede comentários para exibir ter mais que os outros, ou que fica exibindo o número de seguidores, e diz que tão baixos... e blá blá blá. É claro, é natural você querer que os números mostrem crescimento, e querendo ou não são eles que dão a primeira visão de quanto o blog é visitado e tal. Mas acho que tudo isso é uma coisa natural, que se o blog for legal, tiver uma divulgação e um conteúdo bacanas vão conseguir naturalmente. Sem precisar ficar pedindo, pedindo, pedindo. As pessoas rivalizam números, seja de seguidores, de comentários ou de livros recebidos. A partir do momento que você dá muita atenção para isso acaba deixando de lado o que realmente te motivou a blogar, que é o seu amor pelos livros. E lê-los para a ser obrigação, porque o que vai te motivar a manter o blog são os números. 
 
5) Os livros brasileiros estão ganhando bastante espaço entre os blogueiros atuais. Na sua opinião, qual o papel da internet nesse desenvolvimento? Você acredita que a literatura brasileira pode se tornar tão influente para os jovens quanto a americana? Como?
O grande espaço que os livros nacionais ganharam esse ano foi por causa da internet. Sem dúvida nenhuma! O maior problema da literatura nacional é não ter quem acredite e valorize. A partir do momento que os livros nacionais foram expostos nos blogs, as pessoas passaram a conhecer o que antes só iriam saber por puro golpe de sorte. O brasileiro vem com a cabeça formada do ensino fundamental e médio que literatura nacional é chata, já que os livros internacionais são muito mais bacanas por eles conhecerem e comprarem por vontade própria. Enquanto clássicos são obrigados nas escolas. A partir do momento que algo é obrigatório já é taxado como chato. Isso já forma um preconceito quanto a livros brasileiros. 
Os blogs só tem a acrescentar mais e mais ao mercado nacional, pois além de divulgarem apontam problemas. O autor tem muito mais facilidade de identificar onde precisa trabalhar melhor e fica em constante contato com os leitores. Fora isso unir o meio internet (que é tão espetacular para os jovens) com a literatura, transforma os preconceitos adquiridos. 
 
6) Você lê livros de diferentes temas. Qual é o livro que você sempre pega na estante para dar uma olhada, o seu preferido? Qual o seu Top 10 dos livros lançados atualmente?
Nossa, não me faz escolher um não, por favor!!! hauhaauahua Mas vou eleger os 10 lançamentos desse ano: Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Sussurro (Becca Fitzpatrick), Feios (Scott Westerfeld), Fallen (Lauren Kate), Gone (Michael Grant), Cidade dos Ossos (Cassandra Clare), Wake ( Lisa McMann), Sábado à noite (Babi Dewet), A Pílula do Amor (Drica Pinotti), Cabeça de Vento (Meg Cabot).


7) Qual a situação mais embaraçosa que você já passou em relação ao seu blog ou em relação aos livros? E o momento mais feliz?
Nossa há duas situações estranhas uma em relação ao blog e outra aos livros. O primeiro foi quando o carteiro que entrega as coisas aqui em casa disse que tinha visitado o meu blog. Eu fiquei chocada de não saber onde me esconder. Morro de vergonha quando conheço alguém pessoalmente e a pessoa diz que visita o blog. Sei lá, parece que eu faço errado hahahaha. Quanto aos livros são as frequentes crises de riso com livros na fila do banco. Eu tenho que parar de levar livros engraçados a ambientes com muita gente. O momento mais feliz foi algo que aconteceu hoje, mas ainda não posso contar. Só posso adiantar que eu sai pulando pela casa. \o/
 
8) Quais são os objetivos que você ainda pretende alcançar com o Garota It ?
Não tenho objetivos claros em mente. Acho que tudo que está vindo está sendo surpreendente, por enquanto vou deixar levar. Quem sabe mais para frente eu não tenha um grande projeto? Muita coisa pode acontecer...
 
9) Quais são os seus conselhos para os novos escritores que querem publicar os seus livros, e para os novos blogueiros que começaram a se aventurar agora na blogosfera literária ?
Aos escritores eu não posso das muitos conselhos, afinal não sou escritora. Mas acho que eles têm que "investir" na ferramenta blog, ou na internet em si. No momento é o melhor caminho para novos escritores. Quanto aos blogueiros... por favor: não pensem em entrar no mundo dos blogs pelos brindes. Há tanta gente que só pensa nisso! Brindes, livros... são conseqüência do que você é e faz no seu blog. Mostre originalidade, perseverança e sinceridade. Blogs não são só meios de divulgação, mas sim formadores de opinião! Eu sei que está cada vez mais difícil de pegar um lugarzinho no meio de tanto blog. Então é por isso que eu digo: seja original e criativo. E não deixe o seu amor pelos livros ser perdido por interesse em "mimos". 
 
10) Esse é o espaço livre para você falar o que você quiser =D
Eu não sei se essa entrevista vai ser postada antes do natal, mas se for: FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. Ok, essa frase já é batida, então: Que o Papai Noel deixe muitos livrinhos embaixo da sua árvore. Isso é...se você se comportou bem o ano inteiro. 
A todos que leram essa entrevista minha admiração porque eu escrevi quase um livro em cada resposta. Ao Luiz meu muito obrigada pelo convite! Beijos, Pam ^^
 
Para conferir mais sobre a Pâmela, é só dar uma passada no blog dela, o Garota It!

27 comentários:

  1. Entrevista super legal, Luiz! A Pâmela parece ser super simpática. Sua iniciativa em entrevistá-la foi bem legal, já que - querendo ou não - ela é uma blogueira de sucesso em relação ao meio literário dos blogs, hahaha. Gostei da entrevista! :*

    Julliana.
    http://eucoracaolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista Luiz, super legal a idéia de fazer uma entrevista com a Pam, ela é super simpática.
    ótimas perguntas hein!
    Muito sucesso pra você :)

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz, adorei a entrevista. A Pam realmente tem cara de ser bem legal..
    Enfim, tem selinho lá no Blog!

    http://itbookblog.blogspot.com/2010/12/selinhos.html

    ResponderExcluir
  4. Realmente... a Pam escreveu uma bíblia por resposta HUAHUAUHA

    Eu só pulei a parte dos autores nacionais =x HUAHUA

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a carol ai encima .. um livro por resposta HHSHS'
    Adooro o blog da Pam é realmente muito bom, e me inspirou bastante na criação do meu ..
    parabéns pelas perguntas ficaram otimas ! ;P haha'
    -
    Impressão sua? Estou sempre tentando mudar algo, e preparando algumas novidades pra 2011, acho que estou passando por uma "nova fase" de blog entende ? um pouco mais séria/um poikinho hsuhs'
    Beeeijoos
    Carol {SobreUmLivro}
    PS: Realmente os livros de A mediadora são bem caros, porém lançaram um vira/vira do primeiro e segundo livro da série.. a capa é horrivel, porém esta com um preço ótimo!
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3097749/a-terra-das-sombras-arcano-nove-vira-vira-saraiva/?ID=BD12197F7DA0C161422280519

    ResponderExcluir
  6. Luiz, achei muito bacana sua iniciativa em entrevistar uma blogueira. E sua entrevista com a Pam foi divina. Gostei muito das suas perguntas e das respostas dela. Os dois estão de parabéns pelo ótimo trabalho.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, Luiz!!!
    Adorei!

    Só queria te avisar que o livro da Regina chegou. Obrigada!!
    ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a ideia da entrevista Luiz! Não conhecia a Pam direito, ela parece ser super fofa :D
    Adorei, muito boa mesmo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista, a Pam parece ser super fofa! *--*
    Adoro o blog dela.
    Beijinhos, K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. Adorei, a entrevista ficou muito boa.
    genial a sua ideia de entrevistar uma blogueira que por sinal tem um blog maravilhoso
    Continue fazendo mais entrevistas viu?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muito legal a entrevista.
    Eu adoro o garota it e adoro a pam tbm. Ela foi uma das minhas inspirações pra fazer o meu blog.


    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. E Luiz, eu nao vou desistir do blog não.
    Só estou tentando melhorar ele pro ano que vem. Como a Pam disse, tem que ter originalidade.
    Mas ainda tem um post hj.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Luiz, gostei bastante das suas perguntas e das respostas da Pam que, embora sejam quase uma Bíblia, foram bastante sinceras e demonstram a realidade.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista. E é assim mesmo que funciona gente.

    Desde que eu conheço a Pam, ela é assim.(*_*)

    Adorei mesmo.
    A Pam, mereçe.

    ResponderExcluir
  15. A Pâm é super fofa! Uma referência! Adoro o blog dela e ela SIM me inspirou a fazer o meu! =D

    ResponderExcluir
  16. Adorei a entrevista que você fez, as perguntas foram ótimas e a Pam caprichou nas respostas! Vou esperar as próximas xD

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  17. Que perguntas adequadas! Eu sou tão leza em minhas entrevistas, que fico prestando bem atenção nas que vejo pela blogosfera! hahaha
    Adorei as respostas da Pam, muito caprichadas...

    xx

    ResponderExcluir
  18. Que legal! Eu só troquei umas duas ou três palavrinhas com a Pâmela, mas a acho muito simpática mesmo.

    Concordo totalmente com a resposta da 4. Esse negócio de ficar implorando visitas/comentários/seguidores me cansa. E também concordo com a 9. Criem blogs porque gostam, se ganhar alguma coisa, bom, se não, bom também. Originalidade é fundamental.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. É sempre bacana conhecer de verdade quem está por trás do blog.

    Parabéns pela entrevista =)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  20. Adorei a entrevista!
    A Pâm sempre muito carismática!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Awwn, que liiinda a entrevista *_* A Pam é muito fofa e inteligente, e madura, e aí... Sou fã dela. Ela respondeu tudo muito bem e sem arrodeios e deu um show!

    Adorei a entrevista Luiz <3
    Beijos
    Kaká Rodrigues

    ResponderExcluir
  22. Te indicamos pra uma tag lá no blog :)

    http://booksjournal.blogspot.com/2010/12/tag-brincadeira-da-tagg.html

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiz,

    A entrevista ficou bem legal, sempre achei a Pam super simpática no vídeos dela lá do Garota It e adoro o blog.

    Aproveitando gostaria de te desejar um FELIZ NATAL para você e toda a sua família.

    Bjs
    Tais
    Leitora Fashion

    ResponderExcluir
  24. Adorei a entrevista com a Pâm!! Ela é super simpática e através dessa entrevista a gente pôde conhecer um pouco mais sobre ela e seu trabalho como blogueira. As dicas que ela deixou nos faz refletir e com a experiência dela a gente só tem a ganhar.
    Bjos.

    Feliz Natal!!

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  25. Aw, amei a entrevista! Ela é muito simpática, e ser uma das primeiras a criar blog literário e continuar nesse ramo até hoje deve ser fantástico mesmo

    xx carol

    ResponderExcluir
  26. Cara, eu adoro a Pam! *---* Acho o blog dela bem organizado e lindo. E as resenhas são bem legais mesmo! =D Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Wow!!
    Que legal essa entrevista!! Adorei!!
    o Garota It é um dos poucos blogs da minha lista-especial-de-blogs que eu leio todos os dias,
    adorei a Pam, adorei a entrevista..
    e é isso ^^
    LEB for us!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...