Resenha Combo: Querido John - Nicholas Sparks

13 outubro 2010


Resenha Combo é um tipo de resenha que funcionará da seguinte maneira: toda vez que eu ler um livro e ele tiver a sua devida adaptação para o cinema ou uma série televisiva, farei uma resenha de ambos, mostrando o melhor, o pior e as diferenças dessas obras.

SPARKS, Nicholas. Querido John. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010. 275 p.

Sinopse:
Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.


Muito antes de ler Querido John, assisti a sua adaptação para o cinema e já adorei de cara.

 Após comprar o livro e lê-lo, fiquei surpreso com a diferença dos dois. Logo de cara, percebe-se como as caracteríticas fisicas dos protagonistas John e Savannah, são muito diferentes.No livro, John tem cara de badboy, com os braços completamente tatuados, no filme ele não exibe tatuagens e tem cara de bom moço. Savannah é sem comentários, no filme é uma loira estonteante, já no livro, uma bela morena. As diferenças não param por ai, Alan, o irmão de Tim no livro, se torna filho do mesmo no filme. Deixando essa questão de lado, o livro acima de tudo, exibe um grande apelo emocional, tentado (é isso mesmo, só tentando porque conseguir mesmo que é bom...) comover o leitor de varias maneiras. Sinceramente, em apenas um trecho do livro eu realmente me emocionei ao ponto de derramar algumas lágrimas (homens também choram), foi quando o pai de John está internado, um pouco depois da metade do livro. Curiosamente, no filme essa mesma parte me emocionou. Nicholas Sparks narra de uma maneira leve, porém um pouco enjoativa. A narração em primeira pessoa por uma personagem masculina foi novidade para mim, só tinha visto isso nos livros da saga Crepúsculo, quando Jacob assume o controle de alguns capítulos. Pra mim, sem dúvida é o ponto alto do livro, só pelo fato de não ter que ler o excesso de sentimentos confusos das personagens femininas (Bella é a lider do drama). O autor divide o livro em três partes, começo, meio, fim (nossa, que criatividade) ambas com seus devidos pontos fortes.
O livro e o filme são bons, recomendo ambos, porém aconselho não ficarem com muita expectativa de ambos, principalmente quem não gosta de finais tristes. Quem procura uma leitura que flui naturalmente, com algumas lições de vida o livro é uma boa. Para o filme, quem gosta do género Drama, com poucas lições (o filme falhou e muito ao abordar os momentos mais interessantes do livro, que são os problemas de John com seu pai) já fez uma boa escolha.

NOTA: 4/5 (LIVRO)
NOTA: 3/5 (FILME)

5 comentários:

  1. Pra mim nao tem graça filmes dramaticos com final feliz, tem que ser bem tragico mesmo srrsrsrs
    ja livros de drama eu nunca li não e acho que nem conseguiria, prefiro algo com mais ação.
    mas essa historia parece ser boa...vo procurar assistir.

    Boa resenha Luiz!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de ver o filme antes de ler o livro, mas fiz isso com Querido John, amei o filme. Mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Todos falam que ler Nicholas Sparks é choro na certa! hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oiê!

    Eu já li o livro, mas ainda não assisti o filme. Esse livro me marcou DEMAIS, porque me identifiquei com algumas situações. Eu chorei na parte do John com o pai dele e quando ele falava da guerra. Mas nas partes românticas, o choro ficou entalado e eu cheguei a sentir dor no estômago. Sensação muito ruim!

    Gostei da sua resenha, foi bem sincero :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Luiz, adoreeeeei sua resenha.
    Eu estou muito empolgado com este livro mas, você meio que me deixou com um pé atrás. Nunca li nada do Nicholas Sparks, mas, vi várias de suas adaptações cinematográficas (exceto "Querido John") e me interessei pelos livros dele. Comprei recentemente "Querido John" e "A Ultima Música" e só estou esperando chegar para devorá-los.

    E que legal, não sabia que o John narra alguns capitulos. Isso é bom para mostrar o lado romântico dos homens tambem. Estou curioso quanto à estes momentos.

    ResponderExcluir
  5. Este livro é incrível, nos mostra uma história de amor realmente maravilhosa e ao mesmo tempo triste...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...