Resenha: Segunda Dose – Kelvim Vargas Inácio

08 agosto 2011

livro-segunda-dose_1

Sinopse:
Este é um romance cativante e dinâmico, que nos faz querer ler cada vez mais à medida que vencemos as primeiras páginas. Livro de estreia de Kelvim Vargas Inácio, Segunda Dose é uma narrativa sobre relacionamentos. Uma história de amor, dúvidas, traição e álcool. Trata-se de um triângulo amoroso vivenciado por um homem e duas mulheres. O personagem principal, Renato Duarte, é o subchefe do setor de Recursos Humanos de uma exportadora de móveis localizada na Cidade de Porto Alegre/RS. Divorciado há alguns anos, apaixona-se abruptamente por Júlia, sua mais nova assessora. Porém, ao ser duramente rejeitado por esta, acaba se aproximando de outra mulher. O romance nos faz sentir na pele as dúvidas enfrentadas por Renato, trazendo à tona sentimentos vivenciados clandestinamente pela maioria das pessoas. Basta ter vivido um relacionamento para identificar-se com os personagens, que, em suas características tão diferentes e acentuadas, são os responsáveis diretos pelo desfecho envolvente desta obra.

Um romance simples e moderno que mostra a real natureza humana entrelinhas.

Confesso que comecei o livro sem muitas expectativas. Primeiro porque na época em que li esse livro tinha saido de uma leitura desgastante que foi Peter Pan Escarlate, segundo porque andava meio desanimado com os livros nacionais. Quando comecei Segunda Dose já imaginava que seria mais um daqueles livros que tentam passar uma mensagem, ou uma moral para o leitor, como se fosse um auto-ajuda camuflado. Engano meu, a leitura foi tão prazerosa que terminei em 3 dias, algo que não acontece com qualquer livro para mim.
Em Segunda Dose, conhecemos Renato Duarte, um homem boêmio de meia-idade, com um bom emprego e situação financeira estável. No começo da historia, Renato passa a sensação de ser um homem diferente, galante, cheio de etiquetas e que não dispensa uma boa bebida. Alias o titulo remete muito a isso, em todo o livro, em todos os acontecimentos, importantes ou não, a bebida se faz presente, como se fosse um personagem invisível, influenciando a ação dos demais personagens e dando outros rumos aos acontecimentos.
Renato se apaixona por Julia, uma recém contratada da empresa em que trabalha, e o que parecia ser uma simples paixão, acaba se tornando a sua ruína. Renato se vê envolvido com três mulheres ao mesmo tempo, Julia, sua ex-mulher Flavia, e Camila, que entrou em sua vida de uma maneira improvável.
Kelvim descreve suas personagens femininas de uma forma que não tem como não se apaixonar por elas também. Mulheres bonitas, inteligentes e decididas, que fazem a cabeça de qualquer homem. Todas elas tem um papel importante na trama, cada uma ao seu jeito.
Ao decorrer do livro vemos que Renato não é bem o que ele transparece ser para a sociedade. Achei isso o diferencial da história. Kelvim fez em entrelinhas uma analise do comportamento humano, onde de certa forma, todos mantem uma mascara que oculta alguns de seus verdadeiros desejos e comportamentos secretos. Até o final do livro, percebemos aos poucos alguns traços da verdadeira personalidade de Renato, muito diferente do que ele representa aos outros.
A narrativa é rápida, em poucas páginas lemos muitos eventos. Acho isso muito bom, não ficamos lendo páginas e mais páginas do mesmo acontecimento. Porém, a única falha do livro, talvez seja um pouco disso, senti que em alguns momentos deveria haver mais descrições dos personagens e dos ambientes. A falta de descrições não nos permite imaginar as passagens do livro. Tirando essa pequena falha, o livro em todo é excelente.
Super recomendo, com toda a sinceridade. Fazia tempo que não lia um livro brasileiro que me deixasse tão empolgado. Kelvim tem muito talento, percebemos isso pela sua escrita, com palavras inteligentes e a a forma que implantou a Filosofia em sua historia. Fico aguardando outros lançamentos dele.

14 comentários:

  1. Olá, Luiz!!
    Parece ser um livro bem interessante, apesar de alguns aspectos negativos que apontou, mas espero ter a portunidade de ler algum dia.
    Adorei a sua resenha!
    Bjs.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz!!
    Gostei muito de sua resenha e apesar dos "defeitos", acho que o livro pode render uma leitura bem interessante. Tomara que eu possa ler qualquer dia desses.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Acho que é um livro bem diferente dos que eu costumo ler e parece ser muito interessante.
    Abraço!

    Felipe,
    www.blogopenbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uhh, acho que pela capa eu não compraria o livro haha, mas não sei, se ler, talvez eu me surpreenda, assim como você :) Que bom que gostou do livro Luiz hehe XD
    Beijoca!

    www.estantechick.com

    ResponderExcluir
  5. ainda nao conhecia o livro..
    parece ser bom...
    é legal qnd nao esperamos muito do livro e ele nos surpreende

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, na verdade não conheço nenhum da Baraúna! =(
    Adorei a resenha!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Acabo de conhecer o livro,e tipo,a capa é "legalzinha" mas não sei bem se quero ler...


    Adorei sua resenha!

    Um abraço,Guilherme Queiroz
    Devorando Letras ;)

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. Espero ler qualquer dia.

    Beijo!
    Café sem Leite

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha mudou o que eu imaginava desse livro, completamente. Acho que é pela capa que não ajuda. Se eu o vê por aí vou dá uma chance! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha e da sinopse da história também. Também curti o título! A capa que não ajuda né...

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha também :D
    Mas não me interessei muito pelo livro.. sei lá.

    Bjs, Jovens Leitoras.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha e curti a capa, mas não me interessei muito não... Acho que este assunto de traições e mimi está meio batido.

    ---

    EAE LUIZ LOL Né? Eu tipo devorei Millenniun #2 e #3 nas férias, porque ler durante as aulas não dá, né? São muito grandes -q

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  13. ei Luiz,
    tenho muita vontade de ler esse livro e espero que ele não me decepcionem. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Quando escrevi o livro Segunda Dose, tinha mesmo a intenção de criar personagens complexos e bastante parecidos com pessoas reais.
    De qualquer forma, fico feliz que tenhas gostado do livro.
    Esse tipo de comentário é um incentivo para escritores que estão começando.
    Excelente resenha!
    A propósito, parabéns pelo blog!
    Abraço!
    Ps. Para quem quiser conhecer mais sobre o livro Segunda Dose e sobre as coisas que escrevo, é só acessar o site www.segundadose.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...