Falo Mesmo #1 – Crepúsculo: Sonho ou Pesadelo?

05 agosto 2011

banner falo mesmo
Pelo que se sabe, a senhora chamada Stephenie Meyer criou a história da Saga Crepúsculo depois de um sonho que teve. Mas aí eu fico pensando: Como teria sido esse sonho exatamente?
Todo mundo sabe que um livro tem muitos detalhes, então é óbvio que um sonho não iria preencher quatro livros de uma série, (apesar de que Crepúsculo me parece meio simples de preencher já que não acontece muita coisa na história mesmo). Porém, me pego pensando nos detalhes do sonho da “Tia Steph”, que originou todo o enredo da saga.

Meyer diz que “o sonho era sobre uma garota, e um vampiro que estava apaixonado por ela, mas ele sentia desejo pelo sangue dela , porém não queria que ninguém soubesse suas origens”.
Agora eu quero que vocês me falem: Alguém, por acaso, algum dia já teve um sonho que fizesse tanto sentido assim, que fosse tão claro e nada abstrato? E mais, um sonho em que você entende os sentimentos mais profundos da pessoa desconhecida que aparece nele? (Desconsidero as respostas dos fãs da Saga, pois eles provavelmente vão dizer que sim). Óbvio que não, e aí eu penso: Stephenie Meyer tem uma grande imaginação ou ela é uma grande mentirosa.
Pra pensar melhor sobre isso, vou comentar o sonho dela por partes:
crepusculo-eclipsePrimeiro Meyer diz que “o sonho era sobre uma garota”. Essa é a pior parte, pois foi aí que surgiu Bella Swan, eleita a personagem de livros mais...hmmm, como posso dizer sem ofender?...ah vou ofender mesmo, Bella Swan foi eleita a personagem de livros mais chata, insuportável, chata, sem sal, sem açúcar, burra e chata em toda a história do mundo. Mas até aí é um sonho comum, uma garota e só.
Depois ela diz “e um vampiro que estava apaixonado por ela”, Edward Cullen nasceu aí, mas será que no sonho ele já brilhava como purpurina? Ou Stephenie decidiu isso depois utilizando sua imaginação super fértil? Só que o mais incrível é como ela ficou sabendo que o homem, (ou não tão homem assim já que ele brilha um pouquinho) do sonho era um vampiro e que ele estava apaixonado pela garota? Eu não vou nem tentar responder essa pergunta...porque né?
Continuando, “mas ele sentia desejo pelo sangue dela”, isso seria óbvio pra qualquer um, afinal se ela descobriu que ele era um vampiro nada mais fácil do que saber que ele iria querer beber o sangue de alguém. Só que ela completa a frase “porém não queria que ninguém soubesse suas origens”, e o que isso significa? Não sei! Provavelmente que ele não queria que ninguém soubesse que era um vampiro, e se fosse eu no lugar dele também não iria querer que ninguém soubesse disso, tudo por causa daquele detalhe do que acontece quando se sai no Sol (Só pra não dizer mais uma vez que ele brilha).
Pois bem, resumindo, o sonho de Stephenie Meyer não significou muita coisa pra história, além dos fatos que eu citei aqui em cima, que formam basicamente o enredo da saga, mas com certeza significou muito para o mundo dos livros, pois desde então nós todos convivemos com estes vampiros diferentes, apaixonados, românticos, brilhantes e que vão para a escola e depois jogam baseball em meio aos trovões. Vampiros estes que não queimam no sol e que parecem feitos de pedra, resistentes, brilhantes, gelados, e que se você se tornar muito fã, provavelmente te levarão ao fundo do poço. Mas não se esqueça que tudo isso é só um pesadelo e uma hora deve (e eu espero) acabar.
Ah, será que os lobos apareceram nesse sonho? Talvez sim, mas será que eles usavam roupas?


224254_212851332077278_100000572383187_778092_4274668_nVictor Lopes tem 18 anos e mora no interior de São Paulo, num lugar muito próximo do fim do mundo.
Adora séries e escrever livros, e sonha um dia fazer faculdade de cinema. Colunista do blog, todas as sextas escreve as verdades literárias raramente ditas.

14 comentários:

  1. Bem legal a coluna, ri da tirinha kkk'

    Felipe
    www.blogopenbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. err , sou fã, muito fã (tô no fundo do poço então) HSUAHS, mas vou esquecer que sou pra falar sobre seu post né..
    Eu achei super engraçado.. e apesar de gostar tenho que concordar que essa "declaração" dela sobre a saga não descreve nada mesmo.. e não, não dá saber os sentimentos das pessoas pelos sonhos, eles não são com tanta clareza assim.. mas, vai ver ela quis simplificar, ou sei lá, deixar mais "certo" pra saga o sonho dela, SHUAHS.
    Enfim, adorei o post e apesar de amar - e não concordar com um monte de coisa - espero ler mais sobre outras sagas assim :D

    Beijos, Jovens Leitoras.

    ResponderExcluir
  3. Ri muito dessa coluna nova! XD
    Eu até hoje só li o primeiro livro, vontade de ler o resto da saga? = zero.

    Coluna mais descontraída, vou esperar pelos próximos livros/sagas que vão passar aqui! xD

    xoxo
    Vinha.

    ResponderExcluir
  4. Eu ri! Olha eu já tive um sonho muitooo realista e sabia tudo o que se passava ao meu redor sem ninguém me dizer o que estava acontecendo. Como por exemplo que o homem que estava me perseguindo era um anjo caído. A única diferença é que a moça era eu então dava pra saber o que eu sentia e pelo jeito eu já sabia do passado dele porque era como se eu já tivesse vivido aquilo. Talvez a Stephenie tenha sido vaga na explicação dela. Ou tenha tido mesmo esse sonho e ela preenchido as lacunas. Eu mesma fiz tanto isso em histórias e contos meus saídos de sonhos. kkk Eu falo isso não porque sou fã, mas porque posso até entender o lado dela ;D

    Em todo caso adorei o post e entendo sua opinião!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah! Luiz: sérioo que você mora perto de Rio Preto?! Sábado passado (30/07) teve evento de Inacreditáveis. Até divulguei no meu blog, mas se soubesse disso teria te avisado. Hey você topa participar do clube do livro que tem na saraiva uma vez por mês? Esse mês de agosto vamos falar de livros nacionais ;D Quando souber a data te aviso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. realmente, Crepúsculo continua sendo... uma coisa k Não sei se é bom, ou se é ruim. Fico neutro xD
    - Adorei a coluna!

    abraços
    Bruno
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da coluna, isso aí da Meyer falando que é um sonho não sei se acredito mais que foi o mais tosco e que deixou ela com a conta bem gorda deixou. Bom agora o que vc falou da Bella é totalmente verdade.
    Acho que vc enfatizou muito o lance dele brilhar. kkkk
    Gostei;*
    Beijos
    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. UHAUSHUAHSUHAUSHUH ri eternamente aqui!
    concordo com tudo o que você falou, sem mais!
    Abraços.

    --
    Gabriel M. Souza
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  9. Adorei a coluna. E ri muito, mas o que você falou faz completo sentido. E concordo com tudo sobre a Bella, principalmente o chata. kk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. melhor coluna ever que jah li sobre crepusculo!! uashusauhsauhasusa ri dmais com a tirinha, muito bom msmo o post! nem sabia desse detalhe que crespuculo veio de um sonho da stephenie meyer.. e eu achando q dpois de toda proporção q a série tomou com tanta coisa lançada sabia d td.. haha

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  11. Oi Victor!

    Tipo deu raivinha de você por que simplesmente amo Crepúsculo e você é daqueles que odeia. Em parte, eu ri um pouco sobre as tosqueiras mas sem dúvida, a Stephenie teve um sonho cru e depois foi elaborando as histórias. E sim! Dá pra ter um sonho sabendo sobre o desejo de sangue de alguém, eu mesmo já sonhei com o que um personagem pensava sobre outra pessoa em um diálogo. Acho que isso só acontece em mente de escritor!

    - Matheus, Bobagens e Livros (Acesse o site do meu livro, Roleta Russa e saiba mais sobre a campanha de publicação e como ajudar com seu blog)

    ResponderExcluir
  12. Post muito legal e cheio de atitude.
    Eu gosto muito da saga, amo Edward - purpurinado ou não -, acho a Bella chatinha mesmo e respeito aquele velho ditado de que gosto não se discute. Além daquele outro que diz que cada um é cada um e que se todos fôssemos iguais seria uma chatice só. Por isso apoio quando a opinião é mostrada.
    Sobre a origem de Crepúsculo não me importa, importa o resultado final e com certeza Stephenie Meyer tem uma criatividade daquelas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Victor,

    Eu não gosto desse tipo de crítica. Não vai pensando que sou uma fã magoada, não! rsrs Li crespúsculo e amei, mas só. Não coleciono figurinhas, não.

    Leia os livros faça uma resenha crítica, não fique questionando se ela sonhou ou não, por que na verdade isso pouco importa. Seus livros são um sucesso inquestionável.

    Acredito que qualquer livro que consquiste os jovens e os faça ler é válido.

    Heloísa Seixas escreveu em seu livro "O Prazer de ler": não importa o quê os jovens estão lendo, o importante é 'que' estão lendo!

    é isso.

    ResponderExcluir
  14. Olha eu li a saga inteira e gosto dela, não vou dizer que sou fã de carteirinha, mas gostei. Não acho que tudo tenha vindo num sonho, mas que eles podem muitas vezes serem bem reais, isso podem sim, eu mesma tive um com minha vó que eu mes assusto té hoje tamanha a realidade dos acontecimentos. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...