Resenha: Feios – Scott Westerfeld

26 julho 2011

Feios_Capa
Sinopse: Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo.

Todos nós sabemos que a sociedade em que vivemos é cruel aos que não se encaixam nos padrões propostos por ela. Por isso existe uma urgência por parte dos membros para alcançarem tais padrões, custe o que custar. Vemos essa situação se repetir em todos os lugares, as vezes mais próxima do que imaginamos, quando acontece com nós mesmos.


Em Feios, Westerfeld retrata tudo isso nas entrelinhas, com uma história envolvente como plano de fundo. Os elementos e lugares futurísticos inventados por ele foram muito bem descritos, fazendo com que nossa imaginação nos leve com facilidade nas aventuras de Tally. Falando nela, nunca vi uma garota com tanta força e garra,  pronta para enfrentar qualquer situação difícil. Todos os personagens do livro são de uma humanidade incrível, em vários momentos tive a sensação de que foram pessoas de verdade. E o mais surpreendente disso tudo é que Westerfeld conseguiu realizar a proeza de construir um enredo bom, com personagens bons, e com um simbolismo oculto excelente.
Depois de terminar Feios, percebi como temos medo de sermos diferentes, de sairmos fora do que a sociedade espera de nós. São poucos os que tem coragem de ousar e desafiar a todos, e mesmo quando conseguem, precisam enfrentar a discriminação dos outros membros. Não estou falando apenas de conflitos sobre sexualidade, mas também de batalhas políticas e morais, onde não é respeitada nossa opinião e nossa vontade. É incrível como vivemos numa falsa democracia.
Como todos os outros blogueiros, recomendo e muito esse livro. Ele é um mix de tudo que gostamos; ação, comédia, aventura e romance, estão tudo ali. Porém mais importante que isso tudo, o livro transmite uma mensagem de alerta, para que não nos tornemos os “Enferrujados”, nome dado na história para a nossa sociedade, a que se destruiu e a que quase destruiu tudo ao redor.


PS.: Estou ansioso para ler a continuação, Perfeitos, preciso do livro urgente!

9 comentários:

  1. Faz praticamente um ano que estou com ele em casa e ainda não li, acredita? Sempre vou passando outros na frente, muito por culpa nos inúmeros book tours que me inscrevi. hehe
    Que bom que estais de volta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma super exceção entre os blogueiros, não gosto desse série. O Scott não me convenceu com a realidade criada e, pra piorar, achei os personagens chatissimos! Li Feios e Perfeitos, mas não sei se ainda aguento ler Especiais.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  3. Como a Kellen, também faz tempo que estou com o livro na estante, mas sempre passo os outros na frente. Muita gente gosta, muita gente odeia. Sua resenha ficou boa e me fez pensar se já não está na hora de lê-lo. Espero não achar o livro chato xD

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse livro, mas ainda não li a continuação! Acho a capa dessa série muitooo bonita! Mas gosto mais da de Perfeitos! ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler, já vi resenhas e a sinopse e parece ser muito bom! Parabéns pelo blog Luiz, botei seu link lá no meu blog e agora vou comentar em suas postagens (sua política).
    Agora você tem que adicionar o meu, qualquer problema entre em contato por: blogopenbooks@gmail.com

    http://blogopenbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é "perfeito" (sacou a piada? haha). Sério, eu amei esse livro, achei muito bacana a história e quando comecei a ler nem estava com expectativas, mas foram totalmente superadas. No momento estou lendo o perfeitos, estou bem no incio ainda, mas já esta muito bom!

    adorei o post!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é "perfeito" (sacou a piada? haha). Sério, eu amei esse livro, achei muito bacana a história e quando comecei a ler nem estava com expectativas, mas foram totalmente superadas. No momento estou lendo o perfeitos, estou bem no incio ainda, mas já esta muito bom!

    adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho este livro e gostei muito de ler. O livro é bem envolvente e você vai lendo querendo descobrir o final. Muito legal. A continuação você também vai gostar. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Nem preciso dizer o quanto eu gosto dessa série. O motivo não fica restrito aos personagens ou à imagem futurista e interessante do mundo; o motivo principal mesmo é a genialidade do autor ao expor e incentivar tantos questionamentos. Esta tentativa de abrir os olhos e a mente do leitor é das mais válidas que já vi.

    Ah, aproveitando, tem sorteio do terceiro livro da série, ESPECIAIS, lá no blog!! Te convido a participar! E tem também sorteio do ESTAÇÃO JUGULAR, um livro singular também.

    Bjo!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...