Cultura Não Inútil #1: Biblioteca Nacional do Brasil

26 março 2011

museu-nacional-raphael-feichas-flickr-b

A História
A historia da biblioteca começa bem antes de sua fundação. Em 1755, um grande incêndio danificou muitos edifícios em Lisboa, incluindo o da Real Biblioteca (considerada uma das maiores de toda a Europa naquela época), onde ouve uma grande perda do acervo.


Um movimento então foi iniciado para salvar o acervo que sobreviveu ao incêndio e a reconstrução da biblioteca. Em 1807, sessenta mil peças foram reunidas e trazidas em três etapas para o Brasil pela família real, sendo a primeira em 1810 e as duas restantes em 1811. Com tudo já por aqui, a primeira sede oficial foi instalada no andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo,e sua organização ficou a cargo de dois homens incansáveis e cultos, Joaquim Damaso e José Viegas. Quando tudo terminou, a biblioteca foi aberta ao público no ano de 1814. A partir daí, o acervo da biblioteca não parou de aumentar, principalmente pelas compras e doações recebidas. Em 1822, após a Independência, a biblioteca passou a ser propriedade do Império do Brasil, e a família real foi indenizada em dois milhões do libras esterlinas pelos bens que foram deixados, sendo que oitocentos contos de réis foram destinados para o pagamento da Real Biblioteca, que passou a se chamar Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Depois de mais uma mudança de edifício em 1858, devido o crescimento do acervo, a necessidade de uma comodidade maior era cada vez mais necessária, iniciou-se então, o projeto da atual instalação, inaugurada oficialmente em 29 de outubro de 1910. Em 1990 a Biblioteca Nacional foi transformada em fundação de direito público, com vínculo ao Ministério da Cultura, tornando-se um bem de todo brasileiro.

Atualidade
Atualmente umas das funções da Biblioteca é agir como meio de divulgação internacional de livros de autores brasileiros. Devido ao grande acervo, também é muito utilizada por pesquisadores, não só brasileiros, mas muitos estrangeiros também. Acredito que seja um orgulho isso, ter um patrimônio brasileiro ser reconhecido pelos estrangeiros como um dos melhores para ser utilizado. Com cerca de 15 mil visitantes por mês, a Biblioteca Nacional do Brasil dispõe de outras duas cedes: A Biblioteca Demonstrativa de Brasília e a Biblioteca Euclides da Cunha. Outra curiosidade interessante sobre a Biblioteca é que ela é portadora do Minúsculo 2437, o manuscrito mais antigo do Novo Testamento da América Latina, de origem grega, datado pelos especialistas para o século XI.

Endereço:
Av Rio Branco, 219
20040-008 / RIO DE JANEIRO/ RJ
Para mais informações, visite o site oficial da Biblioteca clicando aqui.

Fonte: Wikipédia
Escrito, resumido e adaptado por Luiz Silva.

10 comentários:

  1. Sempre quis ir na Biblioteca Nacional, mas nunca dá tempo de ir /=
    Qualquer dia desses eu vou!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiiie! Adorei seu blog. Tô seguindo. Segue de volta? Valeu. http://bloglivroteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiz.
    Adorei o post, e se eu fosse do RJ certamente teria conhecido esta grande Biblioteca. Quem sabe algum dia eu possa conhecer o Rio, e assim fazer uma visita ao BN, pois estou louca para conhecê-lo.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante esse post, eu realmente nunca tinha ouvido falar dessa biblioteca. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar mto da biblioteca nacional. Deve ser um lugar incrivel de visitar.
    E o prédio é lindo, pena q é no rio de janeiro, mas quem sabe um dia eu vou pra lá. Com ctz seria um dos lugares q eu visitaria.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre ouvi falar da biblioteca nacional,
    mas ela sempre me passou a idéia de que só tem livros históricos e romances clássicos.
    Será um pouco de preconceito da minha parte?

    De qualquer maneira eu sempre tive vontade de conhecer...

    abs,
    Luiza ^^

    ResponderExcluir
  8. Luiz ,Excelente citar a Biblioteca Nacional. Gente que não foi não imagina o quanto é extraordinária a Biblioteca Nacional o contraste com o antigo e a tecnologia é sem dúvida harmonioso e de muita utilidade para os frequentadores.Passo sempre por ela é tenho que lutar pelo imã que me atrai em sua direção. rsrsrs Lindo Demais .....

    ResponderExcluir
  9. Nossa Luiz, muito 10 seu post. Muito legal conhecer a história dessa biblioteca. Eu adoro uma biblioteca. Quem sabe um dia terei a oportunidade de visitar a Biblioteca Nacional?

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, Luiz! De extremo bom gosto e muito interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...