Resenha: Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

02 janeiro 2011

Cidade-dos-ossos
CLARE, Cassandra. Cidade dos Ossos. São Paulo: Galera Record. 2010. 462p.

Sinopse:
Quando Clary decide ir a Nova York para se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
 
Começando 2011 com resenha!!
Quero dizer que dei uma reformada na página Sobre o blog, agora lá vocês poderam conhecer mais sobre mim também!
Logo nas primeiras páginas, já sabia que Cidade dos Ossos já tinha entrado para minha lista de melhores lançamentos de 2010, perdendo apenas para Sussurro. Eu tenho uma dificuldade enorme de me expressar quando um livro ou um filme me agrada muito, mas vou tentar.


Só o que posso dizer do livro é: 
Perfeito!   Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito!  Perfeito! Perfeito!
Fim da resenha!

Bricandeira! =D
O livro é narrado em terceira pessoa (nem acreditei quando vi isso, amo livros em terceira pessoa) e já começa diferente de todos os outros. Cassandra não descreve como Clary levantou de manhã, trocou de roupa, escovou os dentes e foi comer sucrilhos (muito comum nos livros atuais), a história já começa com muita ação. Vamos ao enredo: Clary, nossa mocinha da vez, e Simon, seu melhor amigo (por enquanto), estão na fila de uma boate e Clary vê um sujeito de cabelos coloridos (não lembro a cor dos cabelos do cara =X) a sua frente. Já lá dentro, Clary observa o sujeito ser seduzido por uma garota de cabelos negros e de vestido branco, e sendo levado para uma salinha dentro da boate. Assim que a porta se fecha atras deles, dois garotos vestidos de preto entram, e Clary vê um portando algo qu ela achou que fosse uma faca. Desesperada ela sai correndo para ver o que está acontecendo. Ao entrar na salinha, Clary observa escondida enquanto os três adolescentes conversam algo muito estranho com o garoto de cabelos coloridos. Do nada uma batalha se inicia, a garota saca um chicote que parecia brilhar como neon, os garotos puxam espadas que brilham, e a pancadaria começa! Clary então interrompe a briga quando um dos garotos, o loiro, ia matar o menino de cabelos coloridos. Eles ficam surpresos de ela poder ver eles, e Clary percebe, após Simon entrar com a policia, que só ela podia ver os garotos com armas brilhantes. Então Clary descobre que eles são as novas tartarugas ninjas.. brincadeira! =D, Clary descobre que eles são Caçadores de Sombras que tem como missão livrar os mundanos (termo usado para tudo que é humano) e o Mundo das Sombras dos seres do mal. A partir dai, o livro vai ficando mais perfeito a cada página! Cassandra criou uma mitologia própria para sua série, pode parecer até meio complicado para entender tudo o que acontece no livro (eu mesmo tive que voltar algumas páginas para rever algumas explicações de alguns acontecimentos). Vou tentar falar um pouco da mitologia da série, muito bem pensada e diferente de todas as outras, e já aproveito e comento os personagens (todos são perfeitos também!):
O Mundo das Sombras é invisivel para os olhos mundanos, apenas quem possui mágica pode enxergar. Clary, era uma adolescente normal como as outras, até que descobre que podia enxergar esse outro mundo. No mundo das sombras, vivem os seres com dons mágicos, ou seja, a Clave, além disso, há também o Submundo, onde vivem criaturas como Vampiros, Lobisomens, Feitceiros e Fadas. Os dois mundos vivem em harmonia graças aos Acordos, que são como leis que punem ambos os seres caso sejam infringidas. Os Caçadores de Sombras geralmente são os nascidos neflins ou, podem ter sido transformados em caçadores. Seguindo essa teoria, diz a lenda que a mais de mil anos um feiticeiro invocou o anjo Raziel devido ambos os mundos estarem sendo invadidos por demônios e pelos seres do Submundo. O anjo então, misturou o próprio sangue com sangue de humanos em uma taça. Aqueles que beberem da mistura se tornariam Caçadores de Sombras, pois teriam ambos os sangues, e de certa forma, se tornariam neflins também. A trama do livro gira em torno dessa taça, chamada de Taça Mortal, sendo um dos três Instrumentos Mortais. O vilão da vez é Valentin, que usa de todas as maneiras para obter a taça, que está desaparecida há algum tempo. Jace e os irmãos Isabelle e Alec são os belos Caçadores de Sombras que Clary conhece na boate. Eles vivem em um intistuto sobre a guarda de seu tutor Hodge, e são um dos únicos Caçadores de Sombras de sua área. Jace me lembrou e muito o Patch de Sussurro, convencido, arrogante, prepotente e sobre tudo engraçado! Isabelle é um pouco insuportável no começo, mas confesso que ela é uma das minhas personagens preferidas do livro. Toda estilosa com suas botas altas e seu chicote brilhante, sendo considerada pelo próprio Jace uma das melhores Caçadoras de Sombras que ele já virá. Alec é sem dúvida o personagem mais misterioso do livro. No decorrer da história vários segredos dele vão sendo revelados, e não pensem que são coisinhas bestas, com certeza esses segredos ainda vão dar um rumo diferente para os outros livros. Cassandra faz de  Alec uma das personagens mais polêmicas dos livros YA atuais, mas não vou contar o porquê! =D. Partindo desse principio, sua trama ainda impõe uma contradição ao que estamos acostumados, e nos coloca para refletir. A protagonista Clary é diferente das mocinhas atuais, sendo corajosa e determinada, ela dispensa os draminhas típicos de sua idade. Além desses, temos Simon, o melhor amigo de Clary, que não é esquecido pela autora e torna-se um personagem muito importante nas batalhas.
A narração do livro é rápida, a autora na perde tempo em descrições de como o cabelo de Jace era lindo e sedoso porque ele usava Shampoo Seda. Além disso temos momentos de ação frenética, com muitas batalhas entre os nossos caçadores preferidos com os seres sobrenaturais. Quem gosta de romance, vai adorar os momentos “Clary e Jace” e “Clary e Simon”, onde é formado um triângulo amoroso muito mais legal e interessante do que o de Crepúsculo por exemplo (desculpem a comparação).
Eu não recomendo o livro, ao invés disso eu digo para correrem e adquirem ele logo, porque vocês não sabem o que estão perdendo!
PS.: A parte ali da mitologia ficou mal explicada, pretendo trazer em breve um post especial sobre a mitologia da série, explicando tudo, sem spoilers claro. Acho que quem pretende ler é bom saber antes sobre o Mundo das Sombras, falo por mim mesmo, se tivesse lido antes, talvez seria ainda mais agradável a leitura (se é que tem como isso!)


NOTA: 5/5

22 comentários:

  1. Feliz 2011 atrasado , Luiz !!!!!
    Ta feliz hoje em ?! a resenha tava é divertida( não que as outras não sejam, mas essa tava mais engraçada).
    Eu também amoo livros em 3º pessoa, é muito chato quando a autora descreve exatamente cada passo do personagem né?! foi isso que eu gostei.
    Eu realmente achei que vc tinha acabado a resenha naquela parte .-.
    hun Jace e Patch?! nunca tinha pensado, mas se olhar por um angulo até que eles são parecidos.
    è verdade o triangulo amoroso deles é bem legal, porque o triangulo Jacob>Bella>Edward é muito parado. Mas estou torcendo para Jace ficar com Clary, embora tenha acontecido alguns fatos né :(

    Beijos
    Camila Soares
    World Of Books
    até que o triangulo deles é legal

    ResponderExcluir
  2. ooi, nossa eu to loka pra comprar e ler esse livrooo !
    Feliz ano novo atrazado :D
    bjoos, cartas para ficcao.

    ResponderExcluir
  3. Eu to lendo esse livro e já passei da metade, confesso que esperava que fosse superar Sussurro, mas eu acho nenhum livro supera Sussurro. Eu achei Clary um pouco burrinha e de começo achei que ela tinha síndrome de Bella e às vezes ela fazia umas perguntas muito idiotas, mas isso não vem ao caso. Em geral, eu to gostando do livro por ser em terceira pessoa e não descrever tudo como você disse, não tem toda aquela melação de amor a primeira vista como em todos os livros tem. Os personagens são bem maduros e Jace, ai Jace... Tenho nem palavras pra ele. Mas enfim, vou para de falar se não não vai ter mais nada pra falar quando eu for fazer minha resenha hehe.

    Enfim, feliz ano novo pra você <3
    Beijos, Kaká.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiz!

    Que bom que o livro é bom! (ou perfeito, rs) pq ele está na minha estante para ser lido em logo! Estou louca para lê-lo, mas antes vou terminar a série A Mediadora, estou no último livro e amando!

    Um beijoo

    ResponderExcluir
  5. Heey Luiz!! Feliz ano novo atrasado pra ti também ;D
    AAAAHHHH JACE S2 eu ri coma parte dos cabelos sedosos e shampoo seda hahahahaahahhh ;D
    Eu não achei tão confusa assim a mitologia criada :P mas aqueles irmãos do silencia me davam medo #ui
    Eu realmente preciso da continuação!!
    Ótima resenha! :)
    Beijocas!

    P.S: Ahh, que bom que nossa troca ainda está de pé :) dai quando tiveres acertado tudo ai, me manda o teu endereço ok? :)

    ResponderExcluir
  6. Fiquei morrendo de vontade de ler. Acho que vou abrir falência em 2011, porque tenho tanto livros na minha lista de desejados, e agora mais um!!!

    Feliz Ano Novo pra você!!!

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  7. Meuu deoos .. hsuhsu' adorei a resenha ! HAHA' Torce para o Simon nea ?? Olha que eu tb gosto muito dele *------* HSUHS'
    Cidade dos Ossos é FAVORITAÇO hsuhsus' Gosto d+++
    Bem vc sabe sobre a minha queda por Jace nea ? hehe'
    Concordo com vc.. Cassandra foi ótima, a narração em tericaira pessoa maravilhosa e AÇAR . hsuhs' sem sucrilhos !! haha' adoorei ; *
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  8. Se eu ainda não tivesse lido Cidade dos Ossos, eu estaria morrendo de vontade de lê-lo agora. Mas acho que só piorou as coisas, pois agora que me lembrei da série, estou morrendo de vontade de ler a contianuação, rsrs!

    Cidade dos Ossos é bem diferente dos livros YA atuais, é muito bom e a trama é fantástica.

    ResponderExcluir
  9. Ah, não me mata de curiosidade Luiz.
    Já tenho Cidade dos ossos, só que ele ainda está na fila para ser lido, mas agora lendo essa sua resenha que me deixou mais louca do que já estava acho que não vou me aguentar e passar ele na frente :o
    Tudo culpa sua 'HAHA
    Feliz Ano Novo atrasado!
    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  10. HAHA Morri de rir com o shampoo Seda
    Sua resenha ficou MUITO BOA
    se eu não tivesse lido vc me convenceria, rs

    chris
    Leiobooks

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiz,

    Adorei a resenha :)
    Ainda não li Cidade dos Ossos mais estou louca pra ler, pretendo ler o quanto antes.

    Feliz 2011!
    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. Concordo super com a primeira resenha " Perfeito ,perfeito e perfeito "
    Acho que nem todos os perfeitos do mundo descreveria esse livro *-*
    Eu estou até hoje relembrando cada momento do livro.




    www.itbookblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei do livro, mas pra mim esteve longe de ser perfeito. XD

    Sua resenha foi muito empolgada! Ri ALTO das Tartarugas Ninjas :P

    Mas uma coisa PRECISO comentar... Jace é muito melhor que Patch por um motivo:
    Patch é o fod*, gosta de você e te mostra isso sem pudor.
    Jace é o fod*, você gosta dele e ele te mostra isso sem pudor.
    Essa, pra mim, foi a grande diferença que pesou a favor do Jace - mesmo ele sendo um menininho mimimimi no final x_x

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Acho que vou repetir: Perfeito! Perfeito! Perfeito! Perfeito! Perfeito! Perfeito! Perfeito! Perfeito! hahaha
    E olha que esse não é nem de longe o melhor livro da série, então prepare-se para o choque! 8D

    E tipo... é MUITO estranho ler Valentim nas resenhas de Cidade dos Ossos, achei muita mancada eles mudarem o nome! O que tinha de errado com Valentine? Achei até estranho que Jace não virou JotaCê e Clary virou Clara depois dessa!
    E bom, como a própria Cassandra disse, o povo fica mais horrorizado com /!\ SPOILER ON o tema homossexualidade do que com o incesto! Vai entender esse povo! SPOILER OFF

    Ah, o cabelo do demônio era azul elétrico.

    BTW, mal posso esperar pra City Of Fallen Angels, esperei dois anos por esse livro, e ainda sim Abril parece tão loooonge =/

    ResponderExcluir
  16. Eu morro de vontade de ler esse livro, Agora estou com mais vontade ainda. [acho que em todos comentários eu digo isso xD]. De qualquer forma, como assim? Eu quero tudo isso urgente, ouviu? ehhuehueheuhueuehue adorei a resenha, fiquei muito curiosa para ler, minha amiga me disse que amou também. Então... Tenho que arrumar dinheiro. bubuu

    ResponderExcluir
  17. eu quero ler esse livro, otima resenha e estou te seguindo!

    paginadaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee Luiz... Então, eu praticamente surtei no 5ºepisodio, da primeira temporada, quando Simon e Sally (é esse o nome da supervisora??) brigam, eu doida que você ainda tivesse no Twitter, só para saber se ela ia morrer ou não, mas sabe depois não fiquei com pena dela, pois ela queria se aproveitar do Simon :(... e na segunda temporada fiquei morta de medo, daquela garota com obsessão pelo Simon, quando eu fui dormir, aqueles olhos pretos (enormeeees )ficavam olhando pra mim .-.(sou estranha), achei estranho o lance do irmão do Nathan, eu tava desconfiada se ele era irmão ou não... e gostei do poder do nathan... parei no segundo episodio , vou pro terceiro agora...

    Beijos
    Camila Soares
    World Of Books

    ResponderExcluir
  19. Siiim! Sem dúvidas, perfeito perfeito perfeito e e mil vezes perfeito!!!
    Virou meu livro favorito, li tão rápido, e quando terminei já fui correndo pra ler os outros. Lê também, Luiiz! Procura na internet pra baixar o ebook, é ÓTIMO. Se você amou o primeiro, vai amar mais ainda os outros, porque tem MUITO mais coisa pra descobrir, você nem imagina, haha. Acho que voce vai ficar em choque, pois eu me surpreendi demais e fiquei surtando.
    É inevitavel comparar com Crepusculo, eu pensei a mesma coisa quando li, mas não é exatamente igual, pois tem uma diferença, que.. Bom, leia o restante dos livros e voce entende *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  20. Quem me conhece sabe que eu adoroooo livros narrados em 3º pessoa. Adorei a sua resenha e a forma como você escreve é super divertido. Ri muito e fiquei com mais vontade ainda de ler Cidade dos Ossos! Desse ano não passa rsrs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  21. Não aguentooo mais de curiosidade! Toda vez que vou na livraria pego ele na mão, mas não compro por causa do preço muito alto ainda. Mas que eu tenho vontade e to morrendo de curiosidade de ler... Ah eu nem te conto!
    Aliás, a capa do livro é linda demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Acabei se conhecer seu blog, meudeus não pude deixar de comentar essa resenha super empolgada, Perfeito?! não sei se foi, mas que foi um dos melhores que li, sim. rsrsrs
    Adorei tbm por ser em 3° pessoas, e tbm pelo começo já ser vamos ver total. Sério mesmo, todo mundo fala de Jace, e até concordo com a Juh Oliveto quando ela diz:

    Patch é o fod*, gosta de você e te mostra isso sem pudor.
    Jace é o fod*, você gosta dele e ele te mostra isso sem pudor.

    Que dúvida cruel... posso ficar com os dois? ahsuhsau
    adorei seu blog =D
    Beijos

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...