Resenha: Fallen - Lauren Kate

28 outubro 2010

KATE, Lauren. Fallen. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010, 406p.

Sinopse:
Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder— uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor.

Finalmente terminei de ler o livro mais esperando desse ano, que já está com sua seqüência a caminho e logo terá sua adaptação cinematográfica também. Alerto então aos que não leram, apenas a capa e as ultimas 50 páginas do livro valem a pena.


Começei a ler Fallen empolgado por estar segurando o lançamento mais aguardado do ano, e que todos estavam comentando. Logo veio a decepção e a sensação de expectativas não correspondidas. O livro inteiro é uma enrolação para o final. toda aquela narrativa arrastada da vida de Luce na Sword & Cross era simplesmente desnecessária, chata de se acompanhar. Quando consigo parar a leitura de um livro a qualquer momento que eu quero é sinal que o livro não está me agradando. Quando estava lendo Fallen, conseguia parar de ler no meio dos capítulos, algo que é inaceitável pra mim quando o livro que estou lendo tem capítulos curtos.
Quanto aos personagens, todos são desinteressantes e chatos, incluindo a própria Luce, e os dois personagens legais do livro, um é do mal e o outro morre ¬¬ . Os protagonistas, Luce e Daniel são um tédio só, principalmente Daniel, que o livro inteiro eu torcia para seu rival Cam, muito mais interessante que ele. Luce consegue ser uma personagem quase tão egoísta que a Bella, pensando apenas nela e em Daniel, seu eterno amor, deixando de lado seus pais e amigos que ela tinha (Síndrome da Bella). Além disso, ela entende tudo do nada, antes mesmo do próprio leitor e sem a autora ter entregado qualquer dica sobre os acontecimentos.
Porém o livro não é todo ruim, o final é um dos melhores que já li. Muitas reviravoltas, personagens mostrando serem bem diferente do que parecem (aliás, recomendo não confiar em nenhum dos personagens do livro, todos escondem algo) e uma batalha emocionante entre o bem e o mal.
O livro veio com a proposta de ser algo sombrio e assustador, e esse papel ele cumpre perfeitamente. Porém, a trama é confusa, o final fica totalmente aberto para uma sequência, nada é explicado, as únicas coisas que são reveladas é o que está na própria sinopse do livro, ou seja, o leitor termina a leitura com o mesmo nível de conhecimento da trama de quando começou.
Honestamente, a história de Luce e Daniel não chega nem perto de Nora e Patch. Sussurro é muito melhor em vários aspectos, desde os personagens à própria trama, muito mais realista e emocionante.
Digo que gostei muito do livro, mas não era o que esperava. Recomendo por ser uma leitura jovem que flui naturalmente e pela capa, que além de bonita, revela muito mais detalhes da trama do que parece. (fazendo mistério =D)


NOTA: 3/5

7 comentários:

  1. Concordo com vc, só acho que o começo tbm é bom, mas depois vai ficando tudo tao igual, sem nada acontecendo, que fica mto cansativo de ler. Realmente o final vale a pena e a capa é sem comentarios.
    Otima resenha, Luiz, se eu ja nao tivesse lido me ajudaria mto a decidir se compraria ou nao o livro.
    Até mais!

    Victor Lopes,
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Luiz, achei sua resenha bem sincera e gostei disso. Mas, não faz isso comigo não. Não me desanima de ler "Fallen" não. Acho a capa tãaaao tãaaao (sem palavras) e a sinopse ótima. E o clima de suspence e mistério que todos falam ter nele me atrai muito. Mas, infelizmente parece que ele não agradou muitas pessoas. Eu gostei bastante de "Sussurro", mas, senti falta de mistério e suspence nele. Será que neste eu encontro isso???

    ResponderExcluir
  3. Bem, o livro não é aquela aventura frenética, que te faz o coração acelarar, mas mesmo assim eu gostei muito. A narrativa é muito boa e criou um clima sombria no livro e as personagens guardam muitos segredos, então pelo menos pra mim, o livro valeu muito a pena!

    ResponderExcluir
  4. Outra Bella?!
    Bom preciso deixar enfatizado de que irei me apodera deste exemplar também.

    Guilherme Henri
    Jornalista do HojeMS - Três Lagoas/ MS

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha sincera!

    Quando Fallen foi lançado, eu só lia opiniões positivas, mas nunca me interessei em ler. Também não li Sussurro. Já me perguntaram "como assim você não gosta de sobrenatural?", mas o fato é que quase nada do gênero me interessa. Nem a capa eu achei tão bonita assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente parece q esse livro ñ eh grandes coisas, principlamente pq ando vendo resenhas tão negativas a respeito dele...
    Eu ainda ñ li, mas tbém ñ desisti de ler ele
    O bom eh q agora eu ñ vou com tanta expectativa ler Fallen, o que muitas vezes eh bom pq vc acaba aproveitando mais o livro.

    ResponderExcluir
  7. ah Luiz, eu fiquei o ano todo super ansiosa por Fallen. Li algumas resenhas que elogiavam bastante o livro, e outras como a sua que nem tanto. Mesmo assim continuo louca pra ler o livro, e vou seguir sua dica e ler Cidade dos ossos também!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...