Resenha: Peter Pan Escarlate – Geraldine Mccaughrean

02 abril 2011

85-16-05257-5
  • Nome Original: Peter Pan in Scarlet
  • Editora: Salamandra
  • ISBN: 8516052575
  • Ano: 2006
  • Páginas: 344 
  • Classificação: 4/5
  • Onde Comprar:
Sinopse:
Sonhos estão vazando da Terra do Nunca - sonhos estranhamente reais, de piratas e sereias, cocares de guerra e crocodilos - e deixando objetos incômodos na cama de Wendy, João, Deleve, Cabelinho e os outros Meninos Perdidos. Mas o tempo passou desde que eles voltaram da Terra do Nunca. Na verdade, lá se foram 20 anos, de forma que os meninos já são adultos, quase todos com seus próprios filhos. Se quiserem voltar e desvendar o mistério, a primeira coisa que têm de fazer é voltar a ser crianças (essa é a única forma de entrar na Terra do Nunca). Mas, assim que Peter Pan entra em cena, é claro que todos os pensamentos se desviam da missão de resgate para a pura e simples aventura - uma jornada exploratória, uma caça ao tesouro, até os lugares mais remotos da Terra de Lugar Nenhum. E mais - novos encontros com piratas, um estranho circo, bruxas, fadas e elfos, assim como uma porção de oportunidades para demonstrar bravura e heroísmo.
Peter Pan Escarlate é a sequência oficial da história de Peter Pan, criada por J. M. Barrie há mais ou menos 100 anos atrás.


Mas como isso é possível? É muito simples, J. M. Barrie antes de morrer deixou os direitos autorais de sua obra para o Great Ormond Street Hospital. Recentemente o hospital fez um concurso para definir a continuação da história. A autora Geraldine Mccaughrean, que já era uma escritora consagrada na Inglaterra, ganhou e teve seu livro publicado.
Primeiramente devo dizer que todos que disseram que o livro é voltado para crianças estão completamente enganados. Só a quantidade de páginas já desmente isso. Outra coisa também é o vocabulário difícil, provavelmente para retratar a época em que se passa a história (1926, na Inglaterra). A própria editora teve que fazer várias notas de esclarecimentos durante todo o livro.
Agora sobre o livro. A história se passa 20 anos após Wendy, seus irmãos e os meninos perdidos terem deixado a Terra do Nunca pela primeira vez. Todos eles já estão adultos, casados e com filhos, com empregos importantes e viraram membros da alta sociedade Inglesa. Porém, todos eles andaram sonhando muito com a Terra do Nunca, e seus sonhos se transformavam em realidade no nosso mundo. Quando sonhavam com índios e flechas por exemplo, ao acordarem as flechas estavam espalhadas no quarto. Alguma coisa estava errada na Terra do Nunca para que os sonhos começassem a vazar. Eles então preocupando com seu amigo Peter Pan, resolvem voltar para descobrir o que está acontecendo. Porém não é tão fácil assim viajar para a Terra do Nunca. Primeiramente eles são adultos, e adultos não podem entrar lá. Outra coisa é que eles necessitam de pó de fada, e onde eles iriam conseguir isso na Inglaterra?! Superado os obstáculos, eles chegam na Terra do Nunca e encontram um lugar muito diferente do que o de 20 anos atrás. E não só o ambiente, mas o próprio Peter Pan está diferente.
O livro tem muita ação, até mais que o seu antecessor (não li o livro original de J. M. Barrie, o Peter Pan e Wendy, falo isso apenas pelos filmes que vi). São muitas batalhas com os mais diversos tipos de habitantes da Terra do Nunca. O Capitão Gancho  não dá as caras (hum, será mesmo?!), ao invés disso, temos um outro vilão, muito mais esperto que ele. Confesso que nisso a Geraldine me pegou, nunca diria que tal personagem fosse quem realmente fosse, ainda mais ser o vilão da historia. Outra coisa muito interessante nesse livro é que conhecemos muito mais a Terra do Nunca. A historia de J. M. Barie nunca mostrou outros lugares de lá, apenas os já conhecidos (como a cabana da Wendy, a casa subterrânea do Peter, e a Floresta do Nunca). Neste livro, conhecemos muitos, mas muitos outros. Nesse sim podemos perceber a grandeza da Terra do Nunca.
Muitos personagens são apresentados ao decorrer da história, cada qual com o seu toque especial. Porém, sem dúvida alguma, Wendy é mais interessante de todos. Todo mundo que conhece a história do Peter Pan sabe que ela é uma garota que está muito além da sua idade. Madura e decidida, mesmo tendo a idade dos outros, acaba sempre sendo considerada como a mãe do grupo.
Porém o livro não é só maravilhas. A leitura pode ser enjoativa e repetitiva (por isso demorei tanto tempo para acabar), o Peter está um saco nesse livro (claro que tem o Por quê), e a Geraldine esqueceu de colocar a Sininho na história, que só da as caras no final do livro! Pelo menos ela coloca uma outra criaturinha para seguir os nossos heróis, dessa vez o elfo Pirilampo. Ele até é engraçadinho, mas poxa, a Sininho é a Sininho. O pouco que ela aparece já iluminou tudo!
O livro é muito bom, super recomendo. Quem tiver coragem de encarar o preçinho camarada dele (paguei R$ 50,00 no meu =X), recomendo que antes assista alguns filmes do Peter Pan, porque há muitas referências específicas. Exemplo: a filha da Wendy, Jane, que aparece naquela animação da Disney, sempre é citada na história. Há também muitas referências ao filme de 2004, o ultimo lançado (o meu preferido!). Momentos como o beijo dedal que Wendy dá em Peter, a Sininho sendo envenenada, a Wendy ser confudida com um passaro, entre outros, são todos citados.
Por fim, vi na internet que a adaptação cinematográfica do livro está prevista para ser lançada no ano que vem! Espero que façam um filme tão bom como o de 2004.

12 comentários:

  1. Caramba, esse livro parece ser muito bom. Só tenho medo por continuações de clássicos por não ficarem como eram.

    Abraço - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  2. Uau Luiz, esse livro é muito bom mesmo. Já li e já vi todos os filmes sobre Peter Pan e fiquei com uma vontade louca de ler esse, pena que tá um precinho salgado hein! Mas vou colocar na minha lista, quem sabe aparece uma promoção! Parabéns pela belíssima resenha!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia da existencia desse livro, mas ele me ganhou só pela sinopse! :D E depoois da resenha fiquei com mais vontade de ler!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Eu também não conhecia este livro..
    uau... fico me imaginando lendo este livro.. porque atualmente estou em uma fase saudosista, lembrando da minnha infãncia.. do que eu costumava ler e fazer. E saber da história de Peter Pan 20 anos depois que os personagens saíram da Terra do Nunca faz com que eu tente me colocar no lugar destes personagens. Com certeza é um livro que eu quero não só ler, mas ter em minha estante!! ^^
    abraços,
    Luiza

    ResponderExcluir
  5. Parece um ótimo livro, mas não tenho coragem de encarar o preço, pelo menos não agora. Vai pra lista de desejados.
    :)
    Beijos, Luiz.

    ResponderExcluir
  6. ei Luiz, adorei a capa desse livro, é muito linda.

    Quero muito ler esse livro, vou a procura dele, rsrsrs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser bem lgl, jah vou adicionar na minha listinha! fiqei curioso pra saber qem eh esse vilão... ^^ espero q o filme não estrague a história do livro D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Finalmente pude ler a resenha deste livro, eu só via você falando do livro e tudo mais... Não gostei muito da parte de ter se passado 20 anos :( mas o livro me pareçeu realmente muito bom *-*

    Beijos

    Camila Soares
    World Of Books

    ResponderExcluir
  9. Só a capa já me ganhou. A sinopse mais ainda. Com certeza vou ler.

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ler Peter Pan, até achei uma versão pocket esses dias, mas era pocket demais e custava 15 reais, achei caro pela qualidade do livro.
    Essa coisa de continuação eu achei incrivel, a capa desse livro é maravilhosa e a historia tbm deve ser boa, mas acho que deve ser melhor se vc ler o primeiro livro.
    Tbm acho o ultimo filme lançado muito bom, tem uma fotografia incrivel e os efeitos sao to bons tbm, mas nunca assisti ele inteiro.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro clássicos,
    e Peter Pan escarlate parece ser uma boa leitura no meu caso. Estou passando por uma fase em que 'envelhecer' está me abalando D:

    Mas ainda bem que continuo a criança palhaça de sempre! rsrs

    Gostei muito da sua visão deste livro, Luiz.. provavelmente ele vai para a minha lista de desejados.. ! Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Livro de Nerd fdp mano do que veiz fica lendo essas porras Vão pegar alguem ai

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...