Resenha Combo: A Garota da Capa Vermelha – Sara Blackley-Cartwright

27 abril 2011

capavermelha
  • Nome Original: Red Riding Hood
  • Editora: ID Editora 
  • ISBN:  9788516070052
  • Ano: 2011
  • Páginas: 364
  • Classificação: 5/5
  • Onde Comprar:

Sinopse:
O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irresistível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles - o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à avó em busca de ajuda: ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada?
 
A Garota da Capa Vermelha cumpre perfeitamente o papel de versão dark da Chapeuzinho Vermelho. Digo que está muito longe de ser uma história para crianças…


Sinceramente, não esperava encontrar todo o grau de intelectualidade no livro. Não, definitivamente não é mais YA sobrenatural, muito menos um livro de romance ou terror. É sim, um pouco de tudo isso, mas de uma maneira muito mais elaborada.
Em A Garota da Capa Vermelha conheçemos Valerie, a nossa mocinha da vez. Valerie não é mais uma protagonista medrosa e dramática, que chora pelo seu amor impossível o livro inteiro. A personagem é tão bem definida de idéias, sentimentos e emoções que parece ser uma pessoal real. Alias, todas as personagens do livro são tão reais, com pensamentos e ações tão humanas, que tudo aquilo que lemos parece ter realmente acontecido de verdade.
Logo no começo, acompanhos a relação de Valerie com sua família e suas amigas. Ela tem uma ligação muito forte com sua irmã Lucie, que é considerada a  mais bela do vilarejo. Quando nos apegamos à elas, acontece o fato que marca Valerie para sempre, a morte de sua irmã pelo lobo. Valerie experimenta uma maré de sentimentos e dúvidas. O lobo havia rompido o acorde de sacrificar apenas animais. Para completar, tudo isso acontece logo quando seu amor de infância, Peter, retorna de seu “exilio”.
Peter e Valerie são aquele casal impossível, já que sua mãe quer que ela se case com o ferreiro rico Henry, que por sua vez era a paixão de sua irmã morta. Valerie também acha melhor se casar com Henry, mesmo amando Peter, pois ela sente que ele não é mais aquele garotinho inocente de antes.
Com o lobo a solta, foi necessário chamar ajuda de um profissional, é ai que entra o padre Solomon, um caçador de lobisomens. Este revela aos aldeões que o lobo assume a forma humana durante o dia, e que poderia ser qualquer um deles. A desconfiança então cobre todo o vilarejo.
Quando disse acima sobre a intelectualidade do livro me referi justamente a isso. O livro faz uma analise do comportamento humano, de como somos egocentricos. No momento do real perigo, não pensamos em ninguém, apenas em nós mesmos. Todos se amam no vilarejo, mas quando descobrem que o lobo é um deles, eles começam a desconfiar de seus próprios familiares. Valerie, em um trecho do livro, tira a precipitada conclusão de que sua avó é o lobo, e quase parte para cima dela com uma faca. Será que existe algum amor de verdade ali?! Ou existe, mas o comportamento humano será sempre assim?! Valerie questiona muito isso e outras coisas no decorrer da história, e isso nas coloca para pensar junto com ela.
O que achei muito estranho foi o final, que é completamente diferente do final do filme. Para quem não sabe o livro é uma obra homônima adaptada do roteiro do filme. Ou seja, não é um romance original. Partindo disto, era provável que ambos fossem exatamente iguais. São realmente, mas o final é muito diferente. No livro, a identidade do lobo não fica explicita, porém fica provável que seja o Peter (Selecione o texto para saber). No filme, fica provado que o lobo é o pai de Valerie, Cesaire (selecione para saber). Porém, recentemente a editora ID divulgou em seu site oficial um ultimo capitulo, que mostra o final do livro como no filme. Uma tentativa de fazer suspense e inovar, completamente fail na minha opinião. De qualquer forma, o lobo é o que menos importa no livro, de acordo com a própria Catherine, diretora do filme e que escreveu o prefacio do livro, o importante é justamente o que disse acima, o comportamento humano.
Super recomendo o livro, sem dúvida é aquele para ser lido várias vezes.

 5492490756_524971b6e4É inevitável as comparações com Crepúsculo, já que é dirigido pela mesma diretora. O elenco se sai muito bem, principalmente os protagonistas. Amanda Seyfried, nossa “Querida” atriz, está perfeita como Valerie. Ela já provou que é uma excelente atriz, e isso está rendendo cada vez mais papéis para ela. Para o público feminino, Shiloh Fernandez e Max Irons, respectivamente como Peter e Henry, também não ficam para trás. Inclusive, vi alguns boatos na internet de que o Shiloh estava sendo cotado para o papel de Edward
Os cenários estão muito bem construídos também, iguais as descrições no livro. AA-Garota-da-Capa-Vermelha-70 fotografia do filme não está tão boa quanto a de Crepúsculo, não temos aquelas cenas de tirar o fôlego como por exemplo a da Bella e Edward em cima das árvores. O que achei muito bem feito foi a lua sangrenta, que tem um papel fundamental na historia. Ela foi muito bem retratada no filme.
A trilha sonora está impecável, com musicas melancólicas, retratando a atmosfera a que os personagens se encontram. Destaque para a música que toca durante a festa de comemoração a suposta morte do lobo (tentei achar o nome da música mas não consegui), alias todo o O.S.T do filme está demais! Vale a pena dar uma conferida nas musicas.
O mais interessante, no filme e no livro, é as referencias a historia da Chapeuzinho Vermelho. Está tudo ali, desde o famoso dialogo da Chapeuzinho com o Lobo,  até a ida dela para a casa da avó. E tudo se encaixa perfeitamente com o clima sexy e assustador da historia. Falando em lobo, este ficou muito bem feito no filme também, todo feito em CGI, de uma excelente qualidade.
5492454666_d2a2bee85cNo final descobrimos quem é o lobo e temos uma cena muito emocionante, ao melhor estilo Crepúsculo, entre Valerie e Peter.
Não só digo que recomendo o filme, falo para vocês correrem para assistir logo!

4 comentários:

  1. Aiai, estou doida para ler e assistir. Acho que ainda nem estreou aqui, mas vou ficar de olho para assistir em breve.
    Beijos, Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiz!!
    Adorei a resenha!! Vi muitos comentários positivos a respeito do livro, e soube mesmo que faltava o capítulo que conclui a história de fato, mas que a editora já tinha liberado esses dias para os leitores... bom, de qualquer forma estou pensando em colocá-lo na lista de desejados.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, sua resenha me fez querer esse licvro de novo, eu ja tinha deixado ele de lado.
    Deve ser incrivel e é bom saber que não é uma historinha simples.
    Quero muito assistir ao filme tbm, mas aqui na minha cidade acho que ainda vai demorar pra passar.
    Achei ridiculo essa coisa do final. O que aconteceu é que eles nao colocaram o final da historia no livro, ou seja, pra saber o que acontece vc tem que assistir ao filme ou ler na net.
    Mas acho q deve valer a pena.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nem o livro, nem o filme me seduz. Talvez quando sair em DVD eu assista. Já o livro, li tanta resenha negativa que nem me animo...

    bjs

    PS: O blog tá o máximo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...